Instituto Municipal de Educação promove mostra interativa de arte

Alunos do curso de Formação de Professores de Rio das Ostras puderam expor trabalhos artísticos de forma criativa
Salas de aulas transformadas por instalações artísticas, com muita criatividade, obras e performances que estimulam os sentidos. Durante dois dias, o Instituto Municipal de Educação de Rio das Ostras – Imero ganhou esse cenário para abrigar a I Mostra Interativa, aberta à comunidade. A exposição reuniu trabalhos dos alunos do Curso de Formação de Professores em Ensino Médio – Modalidade Normal realizados durante as aulas de Artes e pôde ser visitado no sábado, dia 28, e na segunda-feira, dia 30 de agosto.

“Trabalhamos com Artes Visuais, Educação Musical, Teatro e Dança e os alunos puderam utilizar tudo isso na mostra. As instalações, produzidas com material reaproveitado, buscavam causar impacto nos visitantes e uma aproximação maior das obras expostas. Tudo isso com muito empenho e participação ativa também dos professores”, explica Cláudia Veras Neves Bastos, professora de Artes e organizadora do evento.

Arte sensorial – As aulas de Linguagem Brasileira de Sinais – Libras incentivaram a realização de uma performance de Arte e Inclusão, com imagens e literatura para surdos. Uma das instalações, “Arte Sensorial”, possibilitou que os visitantes, de olhos vendados, experimentassem ser conduzidos por outros sentidos como o tato e audição. “A Educação Inclusiva nos alertou sobre a importância de todos os sentidos para a aprendizagem”, afirma Pamela Rios, de 17 anos, aluna do 3º ano.

Em todas as instalações, por sinal, o estímulo aos sentidos foi o ponto alto. Na sala “Maze of the dance”, as obras foram expostas em uma “boate”, com direito a DJ, luzes, globo espelhado, CDs e vinis. Já na sala “Universo Moviment Art”, instrumentos de percussão feitos com sucatas deram o ritmo e, com as luzes apagadas, lanternas conduziram o olhar dos visitantes sobre as obras.

Entre outras salas com instalações criativas, uma que também chamou especial atenção foi a “Casa de Romero Britto”, em homenagem ao artista brasileiro radicado em Miami e com fama internacional. “Aprendemos sobre Romero em sala de aula e achamos a proposta artística dele muito interessante”, conta Jeany Siqueira, de 17 anos, aluna do 2º ano. Com a participação de toda a turma, foram arrecadados materiais reciclados transformados nos objetos que deram vida ao jardim, quarto, cozinha, lavanderia e banheiro da casa.

FONTE:
Secretaria de Comunicação Social
Departamento de Jornalismo

Please follow and like us:
error0
fb-share-icon20
Tweet 20
fb-share-icon20

Ronet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.