Instituto de Educação de Rio das Ostras é referência na formação de professores
Cerca de 110 educadores que cursaram o Imero atuam na Rede Municipal de Ensino
Desde 2004, quando foi inaugurado, o Instituto Municipal de Educação de Rio das Ostras (Imero) oferece um dos cursos de Formação de Professores mais conceituados da Região.
Da instituição já saíram 450 educadores, sendo que alguns deles seguiram outros rumos profissionais, cursando faculdades de Medicina, Engenharia, Odontologia, Química, entre outras. Não por acaso, o Imero sempre alcança excelente conceito no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), principal porta de acesso às universidades públicas.
Conciliando disciplinas do Ensino Médio com o curso profissionalizante de magistério, o Imero se destaca como formador de educadores de excelência. Apenas a Rede Municipal de Rio das Ostras conta com 110 professores que cursaram o instituto, enquanto outros ex-alunos lecionam em escolas de redes públicas como as de Macaé, Cabo Frio, Conceição de Macabu e Casimiro de Abreu, além do Colégio Pedro II, conceituada instituição federal.
“O Imero sempre se destacou ao longo desses anos pelos excelentes resultados, já tendo alcançado, inclusive, as melhores médias regionais na redação do Enem. Mas nada se compara à grata satisfação de entrar numa unidade escolar e poder trabalhar com professores formados no instituto. A felicidade maior é constatar a competência profissional deles. Hoje, por exemplo, eu divido a responsabilidade de estar à frente dessa unidade de ensino com um ex-aluno”, afirma a diretora geral, Hovenia Duarte, citando o diretor adjunto Thiago Amparo.
Formado na primeira turma do Imero, Thiago diz que o instituto o preparou para o desafio de lecionar. “Muitas escolas ensinam os estudantes apenas a reproduzir conhecimento. Aqui eles aprendem a interpretar, criar e produzir e esse é nosso grande diferencial. O Imero resgata o melhor dos alunos e os faz descobrir habilidades desconhecidas”, afirma, fazendo questão de destacar o aprendizado adquirido com as diretoras com quem trabalhou, Cláudia Ventura, Mônica Ribeiro e, atualmente, Hovenia.
FUTUROS PROFESSORES – Na turma de concluintes do Curso de Formação de Professores encontramos alunos com perfis muito diferentes, mas todos entusiasmados com o aprendizado de excelência adquirido no Imero. Entre eles está Jadison Aragão Júnior, de 17 anos, que foi cursar o instituto buscando um Ensino Médio de qualidade.
“Descobri que o Imero oferecia a Formação de Professores apenas no dia em que fiz a prova de seleção”, relembra ele. Aprovado também no Instituto Federal Fluminense (IFF), preferiu a escola de Rio das Ostras. “Além de ficar mais próximo de casa, eu estudaria em horário integral. Ainda não tenho certeza se quero lecionar, mas vou sair daqui preparado tanto para dar aulas como para fazer o Enem”, diz Jadison, que também pensa em cursar Publicidade.
Um dos eventos que se destaca no instituto é a Mostra de Arte, que este ano chega à oitava edição. E foi essa atividade que motivou Pyetro França a estudar na escola. “Quando estava concluindo o Ensino Fundamental fui assistir à Mostra e o Imero me ganhou. Decidi fazer a prova de seleção”, lembra o estudante de 17 anos, que começou a pensar em lecionar graças à identificação que sentiu com um ex-professor de Português.
“Estudando aqui, em certo momento, entrei em crise porque o curso é bem exigente e senti medo de não dar conta de todas as matérias. Mas isso já passou e eu me identifiquei tanto com a Educação Infantil que penso em ser professor desse segmento. Outra opção que considero é lecionar Espanhol”, conta Pyetro.
Quem também diz ter passado por uma crise foi Raíssa Mariquito, de 17 anos. Quando terminou o Ensino Fundamental, ela ficou preocupada, sem saber onde cursar o Ensino Médio. “Eu procurava uma escola que pudesse me abraçar, na qual eu me sentisse acolhida”, lembra.
Segundo Raíssa, que é uma pessoa estudiosa e gosta de desafios, o ensino oferecido pelo instituto atendeu às suas expectativas. “Ao começar o curso de Formação de Professores, eu me apaixonei. Aqui encontrei a minha casa. O Imero é meu destino traçado”, diz Raíssa, que pensa em cursar Psicologia.
TEORIA E PRÁTICA – A equipe do Imero acredita que a formação do professor é essencial para garantir o ensino e a aprendizagem de excelência. Para isso, o instituto estimula o desenvolvimento de profissionais qualificados, competentes e compromissados. Além de transmitir conhecimentos científicos, o curso articula teoria e prática.
Na matriz curricular do Imero constam as matérias da base comum exigidas para o Ensino Médio e também as de formação profissional. Entre essas últimas estão História e Filosofia da Educação, Psicologia da Educação, Política Educacional e Organização do Sistema de Ensino, Literatura infanto-juvenil, Psicomotricidade, Libras – Língua Brasileira de Sinais, entre outras.
FONTE: ASCOM – PMRO.