Inscrições para cirurgia gratuita de cães e gatos

Inscrições para cirurgia gratuita de cães e gatos acontecem na próxima semana

Unidade móvel do Programa de Saúde e Bem-estar Animal estará no PSF do Recanto, sexta-feira, de 9h às 12h

Moradores da localidade Recanto que estejam interessados em ter seus cães e gatos esterilizados podem se programar para fazerem, na próxima sexta-feira, dia 15, o agendamento para a cirurgia. O trailer do Programa de Saúde e Bem-estar Animal (PSA) vai estar de 9h ao meio dia em frente ao Posto de Saúde da Família.

O objetivo do Programa é possibilitar a castração gratuita para pessoas que não têm condições de arcar com os custos da cirurgia, controlando o número de animais de rua no município.  Cada proprietário pode inscrever até quatro animais. Para tanto, é necessário apresentar cópia do RG, CPF e comprovante de residência.

Desde abril, o formato para agendamento passou a ser de forma itinerante para dar mais acesso às pessoas. Seguindo um cronograma, a unidade móvel percorre todas as localidades do município para os moradores fazerem o agendamento da cirurgia de castração de cães e gatos. Depois, uma equipe técnica vai até a residência do interessado para verificar se a pessoa, de fato, não tem condições de pagar pela cirurgia, que em uma clínica particular pode variar entre R$200 e R$500.

De acordo com o médico veterinário Cézar Parreira, as cirurgias de esterilização podem ser realizadas em animais caninos e felinos, machos e fêmeas, dos seis meses até o sétimo ano de vida. Ele informa que por meio do PSA leva-se de 7 a 15 dias, desde o momento do cadastro até a operação.

A dona de casa Maria Cláudia Santos está muito feliz pela oportunidade que a Prefeitura proporcionou à cadelinha “Sofia”, de apenas seis meses, ser castrada. “Não é qualquer cidade que oferece um tipo de serviço como esse. Me surpreendeu a rapidez com que consegui agendar essa cirurgia para minha cachorrinha. A recuperação foi ótima. Ela está muito bem e eu, despreocupada”, declarou.

RESULTADOS – O Programa de Saúde e Bem-Estar Animal é uma iniciativa da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca da Prefeitura de Rio das Ostras. A finalidade é reduzir a população de animais abandonados e incentivar a posse responsável. Em cinco anos foram castrados, através do PSA, oito mil animais.

A Prefeitura de Rio das Ostras não possui sistema de “carrocinha”. Apenas animais atropelados e ninhadas são recolhidos e encaminhados para a Fazenda Parque, onde ficam até que sejam adotados ao longo das campanhas promovidas pelo PSA. Em cinco anos, 700 animais foram adotados na cidade.

O veterinário ressalta também que a meta do Programa é estabelecer um trabalho educativo permanente. “Contamos com o apoio da população para que não abandone os animais nas ruas. Procurarem o serviço de agendamento para a castração”, orientou Parreira.

Mais informações podem ser obtidas através do telefone 2771-2351.

FONTE:
Secretaria de Comunicação Social
Departamento de Jornalismo

Ronet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.