Inscrição para 400 vagas em cursos gratuitos
Moradores de Rio das Ostras contam com 400 vagas em cursos gratuitos
Programa de Educação Continuada é uma parceria entre Prefeitura e Sesi
Uma parceria entre o Sistema Firjan e Prefeitura de Rio das Ostras, por intermédio da Secretaria de Ciência e Tecnologia, vai disponibilizar cerca de 400 vagas em cursos gratuitos do projeto de Educação Continuada do Sesi. As inscrições começam nesta segunda-feira, 16, e o edital estará disponível no site www.riodasostras.rj.gov.br/sect. As aulas serão iniciadas no dia 23 no Centro Municipal de Qualificação Profissional e no Centro Municipal de Inclusão Digital.
Há vagas disponíveis nos cursos de Inglês Básico e Espanhol Básico, Educação Orçamentária, Aprenda a Clicar – Informática Básica, Libras – Língua Brasileira de Sinais e Atualização em Língua Portuguesa. Com exceção das aulas de Libras, com carga horária de 40h, os demais têm duração de 30h. Para se inscrever é preciso ter ensino fundamental completo, idade mínima de 14 anos e ser de baixa renda, condição atestada pelo candidato. O projeto de Educação Continuada faz parte do Programa Sesi / Senai Educa Mais.
O curso Aprenda a Clicar auxilia o aluno a utilizar os conteúdos básicos da informática, enquanto o de Atualização em Língua Portuguesa informa sobre o Novo Acordo Ortográfico. Promover a comunicação inicial com pessoas com deficiência auditiva é o objetivo do Básico na Língua Brasileira de Sinais. Já os básicos de Inglês e Espanhol atendem à necessidade de conhecer a língua estrangeira como idioma de uso colaborativo no trabalho. Educação Orçamentária tem como meta ajudar na organização da vida financeira, promovendo a reflexão sobre controle do orçamento doméstico e os limites financeiros.
Mil vagas para cursos profissionalizantes – Quem quiser fazer um dos cursos do Programa Municipal de Qualificação Profissional deve ficar atento à divulgação do edital, que deverá sair no dia 20 deste mês. Iniciado em 2007, o programa já ofereceu cerca de 10 mil vagas nas áreas de indústria, comércio, serviço, informática e construção civil com aulas ministradas por instituições renomadas como Senai, Cefet, Sesi e Senac. Agora serão abertas mais mil vagas e todos os cursos são gratuitos.
O programa oferece ainda o Auxílio-Qualificação que tem o objetivo de ressarcir gastos com transporte, alimentação e materiais didáticos, beneficiando participantes dos cursos com carga horária a partir de 40 horas, ministrados no Centro Municipal de Qualificação Profissional ou fora do município. O auxílio é pago de acordo com a modalidade do curso e a frequência do aluno.
FONTE:
Secretaria de Comunicação Social
Departamento de Jornalismo