Inea destaca qualidade dos projetos de aquicultura desenvolvidos em Rio das Ostras
Superintendente da Unidade Estadual reconheceu a iniciativa e a boa organização da Prefeitura para colocar as ações em prática
Cinco projetos apoiados pela Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca de Rio das Ostras em breve poderão ser implantados tão logo o Instituo Estadual do Ambiente – INEA faça o licenciamento ambiental. Em reunião com técnicos da Prefeitura, na tarde desta segunda, 22, o superintendente da unidade, Augusto Martins Machado, destacou a qualidade dos projetos e a organização da equipe municipal.
“São projetos muito bem desenvolvidos pelo Município e que vão contribuir para a geração de emprego e renda em Rio das Ostras. Encontrei um grupo da Prefeitura muito organizado e com vontade de fazer os projetos acontecerem. Tão logo a documentação esteja pronta, vamos liberar o licenciamento ambiental para que coloquem os projetos em prática”, contou Augusto Martins.
Para que um projeto ambiental seja colocado em prática, o INEA deve avaliar o grau de impacto ambiental. Os de baixo impacto serão licenciados pelo Município.
“Queremos buscar apoiadores para colocar as ações em prática, mas para isso é preciso viabilizar a aprovação dos projetos. Por isso, articulamos esta reunião com o INEA para apresentar os cinco projetos que nós já temos em mãos”, contou o secretário de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, Ivan Noé.
PROJETOS – Os projetos que estão em andamento são: Educação e segurança à navegação; Laboratório de reprodução de organismos aquáticos; Maricultura em sistema ecológico e multitrofico; Unidade demonstrativa de cultivo de tilápia em tanque suspenso em sistema de recirculação; e Criação de camarão marinho em tanque suspenso em sistema de recirculação.