Inauguração de novas instalações e Jornada Pedagógica marcam início do ano letivo
Educação de Rio das Ostras abre 2023 com mais conforto e funcionalidade para alunos e professores
Abigail Yarim de Lima, aluna do 3º ano da Escola Municipal Fany Batista Esteves, está ansiosa para começar a estudar. A menina, de 8 anos, conheceu as novas instalações da Unidade na última sexta-feira, 3, durante a inauguração do prédio. Acompanhada dos pais, Ana e Olucimar, Abigail percorreu todos os espaços da escola e elegeu um preferido: a sala de aula!
Além da sala de aula da Abigail, o prédio tem mais 5 salas de aula, sala de leitura, de multimeios, de recursos, um ambiente para professores e uma sala para a direção. As instalações contam ainda com duas copas, despensa, quatro lavabos e três banheiros, sendo um acessível.
INAUGURAÇÃO – “A Educação muda vidas, faz as mudanças, tira as crianças de uma vida sem futuro para almejar algo melhor”, disse Simone Esteves, neta da D. Fany, durante a solenidade de inauguração do novo prédio da Unidade. Emocionada, Simone destacou ainda que a vó se preocupava com o futuro das crianças e que a nova unidade vai trazer muita alegria à família e à localidade.
Para o prefeito Macelino Borba, o Executivo, o Legislativo e a comunidade escolar devem estar sempre juntos para proporcionar avanços na Educação dos alunos rio-ostrenses.
“No Estado do Rio de Janeiro, poucas escolas têm a estrutura desta escola que estamos entregando. A logística e a estrutura tecnológica poucos municípios têm. Aqui não falta investimento. Agradecemos à Câmara de Vereadores, vamos avançar! A Educação faz a diferença! Precisamos de todos para fazer a diferença!”, destacou o prefeito.
O secretário de Educação, Maurício Henriques, afirmou que a Escola Municipal Fany é parte muito importante da História do Município, criada mesmo antes da emancipação de Rio das Ostras, em 1992.
“Fany sempre foi uma escola de muito destaque na Cidade e a secretaria inteira, desde 2018, se empenhou para que este prédio fosse entregue desta forma à comunidade. Agradeço, especialmente, às primeiras professoras que atuaram na Unidade e estão aqui, Ana Débora, Santuza Borba, Rita de Cácia, Suely Ferrari e Rozânia Amaral. Vocês fizeram história junto à diretora da época, Marinete Coelho”, completou o secretário.
Além do prefeito e secretários municipais, estavam presentes à cerimônia o presidente da Câmara Municipal, vereador Maurício Mesquita, e demais vereadores, além de servidores e a população da localidade.
CRECHE TIA DIDI – Priorizando o avanço no atendimento à Primeira Infância, nesta quarta, 8, a Creche Municipal Maria Rosa Ribeiro Pinheiro (Tia Didi) receberá uma área ampliada contendo cinco salas de aula, três banheiros infantis, três lavabos e um banheiro social.
Planejada para atender a comunidade escolar de forma confortável, acessível e funcional, a creche conta, agora, com sala de direção, secretaria, sala de professores, sala multiuso, dez salas de aula, almoxarifado, depósito, despensa, refeitório, pátio coberto, cozinha, lavanderia, banheiros e área externa para atividades recreativo-pedagógicas. Com a ampliação, a Unidade Escolar atenderá a mais de 400 alunos, distribuídos entre as etapas Creches I e IV, Pré-Escola.
CAPACITAÇÃO – Entre os dias 6 e 7 de fevereiro, os profissionais da Rede Municipal de Ensino de Rio das Ostras participaram da III Jornada Pedagógica. Com o tema “Uma escola ativa por uma educação transformadora”, o evento promoveu palestras com grandes nomes da Educação brasileira, proporcionando atividades motivacionais, de estudo e aprendizado aos servidores.
Vasco Moreto, Lilian Bacich, Eduardo Valadares, os irmãos Leonardo Gotijo e Dudu do Cavaco e Moacir Gadotti foram alguns dos especialistas que estiveram na Cidade para a capacitação dos professores da Rede Municipal.
Além das palestras e momentos culturais, escritores e contadores de histórias locais apresentaram aos participantes estratégias de ensino e entretenimento para crianças.