Inauguração da Residência Terapêutica marca importância da humanização

Inauguração da Residência Terapêutica marca importância da humanização
Rio das Ostras reafirmou o compromisso da Gestão Municipal com a Saúde da população. Na quarta-feira, dia 15, uma nova Residência Terapêutica (RT) foi inaugurada no Município, com a presença de gestores, autoridades, servidores e pacientes. O evento foi marcado pela defesa da qualidade de vida, dignidade, direitos e humanização dos cuidados com os pacientes da Saúde Mental.

A Residência Terapêutica é mais que uma casa: a Unidade é o lar de pacientes da Saúde Mental que passaram longos períodos em instituições psiquiátricas e perderam seus vínculos familiares e sociais.

Representando o prefeito Marcelino Borba, o assessor Bruno Valente falou sobre o compromisso do Governo Municipal com áreas prioritárias, como Saúde e Educação. “Gestão é isso: preocupação com as pessoas, com a qualidade de vida da população”, disse.

Denilson Santa Rosa, secretário de Saúde, emocionou-se a lembrar do quanto o projeto da ampliação da Rede de Atenção Psicossocial do Município era um sonho de servidores e da Gestão, que agora se concretiza. “Quando eu cheguei fiquei maravilhado com o trabalho dos servidores, com o carinho e cuidado da equipe. Estamos avançando e conquistando mais espaço, com empenho da Prefeitura e apoio da sociedade, incluindo o Conselho Municipal de Saúde”, afirmou o secretário.

Entre as autoridades presentes, o líder do Governo da Câmara Municipal, o vereador João Francisco, destacou o apoio do Legislativo às iniciativas do Governo que melhoram a vida da população e os avanços nas políticas públicas de Saúde.

AVANÇOS – Entre os avanços da Rede de Atenção Psicossocial – RAPS de Rio das Ostras, além da inauguração desta RT, estão as novas unidades que serão abertas em breve, incluindo mais uma RT, um novo Caps voltado para crianças e jovens e novas instalações para o Ambulatório de Saúde Mental

Também está prevista a evolução do atual Caps da modalidade II para modalidade III (com previsão de acolhimento noturno e observação, para todas as faixas etárias e pacientes de transtornos mentais graves, inclusive pelo uso de substâncias psicoativas)

RESIDÊNCIA TERAPÊUTICA – A Residência Terapêutica faz parte da política pública de Saúde Mental. O serviço é um substitutivo aos manicômios, que mantinham pessoas com sofrimento mental completamente excluídas do contato com outras pessoas. A RT tem, entre outras, a finalidade de favorecer a progressiva inclusão social do morador na sociedade e sua reinserção na rede de serviços, organizações e relações sociais da comunidade, visando sua autonomia, o resgate de sua dignidade humana e a garantia de seus direitos.

O coordenador do Programa de Saúde Mental, Alessandro Barbosa, reafirmou o compromisso de acolher os usuários da Saúde Mental com dignidade e garantia de direitos: “precisamos acabar com os manicômios”, disse o coordenador, marcando também a necessidade de acabar com o preconceito.

PRESENÇAS – Também estiveram presentes à inauguração a primeira-dama Adriana Borba, os vereadores Rogério Belém, Sidnei Mattos e Rafael Pereira; a gerente da Residência Terapêutica, Andréa Satler, Rosemary Calazans Cypriano, articuladora do Grupo Condutor Regional da Rede de Atenção Psicossocial da Comissão Intergestora da Baixada Litorânea; e Dra. Regina Nogueira, assessora técnica da I Promotoria de Justiça da Tutela Coletiva do Núcleo de Macaé; além de secretários de governo, servidores municipais e representantes da sociedade civil organizada.

Please follow and like us:
error0
fb-share-icon20
Tweet 20
fb-share-icon20

Ronet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.