Inauguração da Unidade de Dor Torácica e novo Pronto-Socorro

Rio das Ostras inaugura Unidade de Dor Torácica e novo Pronto-Socorro dia 28

A criação da Unidade de Dor Torácica é um marco na Saúde do município

A Prefeitura de Rio das Ostras inaugura no próximo dia 28, quinta-feira, às 19h, a Unidade de Dor Torácica – UDT e o novo Pronto-Socorro Municipal, que foi reformado e ampliado para melhorar a qualidade e humanizar o atendimento à população.

Anexa ao Pronto-Socorro, a UDT conta com equipamentos de última geração e profissionais qualificados especialmente para atendimento a pacientes com dores no peito, com risco de infarto. A UDT de Rio das Ostras é a primeira do Serviço de Saúde do interior do Estado do Rio de Janeiro e sua criação é um marco na evolução da Saúde no município.

A criação da UDT e a reforma do Pronto-Socorro comprovam o compromisso da administração municipal com a Saúde em Rio das Ostras. “Estamos investindo no que há de melhor em atendimento de Saúde para a população de Rio das Ostras. Nosso maior compromisso é com a qualidade de vida, a saúde e a felicidade das pessoas. Tudo o que fazemos tem esse objetivo maior”, diz o prefeito Carlos Augusto.

 

Unidade de Dor Torácica

A UDT reúne alta tecnologia e equipe qualificada de médicos e enfermeiros para o primeiro atendimento a pacientes com dores no peito, que podem ser sintomas de complicações cardíacas. O atendimento na UDT oferece uma avaliação rápida e segura, reduzindo sensivelmente o risco de morte e impedindo que o paciente receba alta sem que seja totalmente investigada a causa da dor.

A Unidade também representa uma grande economia de gastos públicos, já que reduz os custos entre 20% e 50%, diminuindo o tempo e a necessidade de internação dos pacientes.

“A criação da UDT aproxima Rio das Ostras dos grandes centros tecnológicos de Saúde”, diz o secretário de Saúde Dr. Sérgio Carvalho. “Queremos o melhor para nosso município, um atendimento humanizado e de alta qualidade. Trata-se de uma visão moderna de política pública de Saúde”, completa o secretário.

Tecnologia e humanização

Com as novas unidades, o atendimento de emergência de Rio das Ostras passa a contar com equipamentos de última geração para salvar vidas. A rede municipal vai oferecer exames de ponta, entre eles tomografia computadorizada e teste ergométrico, ecocardiograma bidimensional, eco transesofágico, ecovascular etc., além daqueles realizados por endoscopia, com a utilização de microcâmeras que permitem a visualização interna do paciente. O município comprou também novos aparelhos de ultrassom, novos respiradores e cardiotopógrafo, além de eletrocardiograma computadorizado.

O prédio do Pronto-Socorro passou por obras de reforma e ampliação, visando humanizar o atendimento. A unidade ganhou uma área específica para atendimento de transtornos mentais. A recepção foi ampliada e ganhou porta eletrônica e áreas separadas para a triagem de pacientes e observação. Os consultórios médicos, a Unidade Intermediária e a Unidade de Trauma foram ampliados, as salas de observação foram reformadas e o Pronto-Socorro passará a contar com um posto de coleta de sangue e uma sala de medicamentos. Todo o prédio foi climatizado e teve seu sistema de iluminação redimensionado.

Visando o bem-estar e a segurança dos cidadãos, o ambiente ganhou cores suaves, pisos de alta resistência, portas com fechaduras de fácil manuseio e identificadas. As instalações elétricas e hidráulicas foram renovadas e a parte de telefonia modernizada. A segurança do Pronto-Socorro foi reforçada com a instalação de 16 câmeras de vídeo instaladas em vários pontos do prédio.

Novos móveis, uniformes, roupas de cama etc. também foram comprados para que o cidadão sinta-se confortável e bem atendido, minimizando o desconforto da situação emergencial de saúde do paciente.

FONTE: SECOM – PMRO.

Ronet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.