Imagens captadas por professores mostram diferentes olhares sobre a Pátria

Exposição em cartaz na Casa da Cultura integra programação da Semana da Pátria em Rio das Ostras 

Rio das Ostras iniciou a Semana da Pátria nesta segunda-feira, 8, com a abertura de exposição na Casa da Cultura Bento Costa Júnior , no Centro, reunindo fotos feitas por professores da Rede Municipal.  A mostra “Olhar que Revela a Pátria” também conta com uma versão virtual, que pode ser visitada pelo link http://www.riodasostras.rj.gov.br/semanadapatria. O prefeito Sabino, secretários de governo e educadores marcaram presença na solenidade, que foi aberta pelo Coro Som da Pessoa, composto por servidores.

“Considero muito importante valorizar o olhar do professor sobre o Brasil, lembrando que não existe um país independente se não investirmos na cultura e na arte. Vocês, educadores, têm uma missão complexa, que exige tempo e dedicação, de despertar nos alunos o sentimento de Pátria”, disse Sabino.

A secretária de Educação, Andrea Machado, lembrou que ao longo da semana uma série de atividades que remetem à Pátria serão realizadas nas escolas. “Consideramos esse tema muito importante para se limitar ao desfile cívico, por isso optamos por realizar ações que valorizem a história e a cultura brasileiras”, explicou Andrea.

Segundo o vice-presidente da Fundação Rio das Ostras de Cultura, Mário Marcelo, a parceria permanente com a Educação é fundamental.  “Só conseguimos amar o que conhecemos, por isso precisamos conhecer sempre melhor a nossa Pátria. A integração entre a Cultura e a Educação é fundamental para isso”, afirmou.

Curadora da mostra, que reúne fotos de 17 professores, Anna Rosaura Trancoso, que está à frente da Coordenadoria Municipal de Educação Continuada, enfatizou a importância do evento. “A exposição é fruto de um curso de fotografia que ministrei para os educadores. Fotografar é um ato de generosidade porque nos leva a emprestar o olhar para que o outro veja aquilo que vemos”, destacou.

 “O Olhar que Revela a Pátria” vai permanecer em cartaz até o dia 30 deste mês. Na exposição, cada professor mostra, por meio de imagens, a sua forma de ver a Pátria enquanto ambiente que está ao nosso redor, o meio no qual vivemos. A concepção da mostra parte do significado da palavra encontrado no dicionário, descrita como “a terra natal ou adotiva de um ser humano, que se sente ligado por vínculos afetivos, culturais, valores e história”.

 

SERVIÇO:

“O Olhar que Revela a Pátria”

Casa da Cultura Bento Costa Junior

Rua Dr. Bento Costa Jr, 70 – Centro

Aberto de 9h às 18h (com exceção das segundas-feiras)

Entrada franca

 

 

FONTE:

Secretaria de Comunicação Social

Departamento de Jornalismo

Ronet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.