IBGE indica que Rio das Ostras cresceu

Estimativa populacional do IBGE indica que Rio das Ostras cresceu 6,08% em relação a 2008

Maior taxa de migração do Estado indica que Censo 2010 pode apontar crescimento ainda maior

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou na última semana a estimativa populacional de todos os municípios do país. Segundo estimou o IBGE, Rio das Ostras conta com uma população de 96.622 habitantes, que corresponde a aumento populacional de 6,08% em relação a 2008. De acordo com a secretária de Planejamento, Rosemarie Teixeira, a taxa de migração do município de 6,55%, que é a maior do Estado segundo o Censo de 2000, mostra que a tendência é que a população registrada pelo Censo 2010 seja ainda maior.

“Em 2007 demos um salto e o resultado da contagem mostrou que a cidade era a que mais crescia no Estado, com uma taxa de 10,8% ao ano. Isso indica que podemos nos surpreender com o resultado do Censo, já que nossa taxa de migração também é a maior do Estado”, explicou Rosemarie. 

Para o prefeito Carlos Augusto esse crescimento se reflete no número de matrículas nas escolas municipais e na necessidade de investimentos cada vez maiores em saúde e obras. “Investimos cerca de R$1 bilhão em infraestrutura nos últimos quatro anos, pois sabemos da necessidade de nos organizar para crescimento atípico do município. Um exemplo é a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), projetada para atender a uma população de 250 mil pessoas”, disse o prefeito.

De acordo com Rosemarie, além do impacto no número de habitantes, o trabalho promovido pela Prefeitura para regularizar terrenos e casas sem registro formal também fará a diferença no resultado do Censo 2010. “Nosso trabalho de Regularização Fundiária já cadastrou cerca de 500 famílias e tem o objetivo de regularizar ao todo cerca de 30 mil propriedades. Parte desse trabalho deve ser finalizado esse ano e mostrará, já no Censo 2010, que estamos crescendo ordenadamente”, explicou a secretária.

FONTE: SECOM – PMRO.

Ronet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.