IBGE continua censo em Rio das Ostras

Recenseadores têm até o final de agosto para finalizar a contagem do município

O trabalho de contagem populacional feito pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) continua em Rio das Ostras e tem prazo para acabar: 31 de agosto. No entanto, a equipe, formada por três agentes censitários supervisores, 13 recenseadores e um agente censitário municipal do quadro permanente do IBGE, está encontrando resistências em várias localidades.

Vale lembrar que nos municípios com menos de 170 mil habitantes a contagem está sendo feita com visita em todos os domicílios e não por amostragem como é realizado nas grandes metrópoles.

Também está sendo realizado na cidade o Censo Agropecuário em toda a área rural, o que não é feito desde 1996. O objetivo é fazer uma contagem geral de toda a população.

É importante ressaltar que todos os recenseadores estão identificados com crachá do IBGE, além de um colete com dados e logomarca do órgão. De acordo com a secretária de Planejamento, Rosemarie Teixeira, é muito importante a participação da comunidade. "Precisamos que os moradores colaborem com os recenseadores informando todos os dados necessários. Eles estão identificados para poder trabalhar. Esse trabalho é muito importante para o município porque vamos conhecer a realidade populacional existente e de forma oficial. Poderemos, com isso, planejar melhor as ações desenvolvidas pela prefeitura", declarou.

Esse censo é uma forma de atualização dos dados populacionais como forma de reduzir os efeitos das distorções nas estimativas municipais provocadas pelo afastamento da data do último cadastro. Essas diferenças acabam afetando bastante na distribuição dos recursos do Fundo de Participação dos Municípios.

 

FONTE: SECOM – PMRO. 

Ronet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.