I Seminário Municipal sobre HIV/Aids de Rio das Ostras reúne população e especialistas
Encontro discutiu enfrentamento ao preconceito e o direito à saúde. Testes de HIV continuam sendo feitos nos postos
Rio das Ostras promoveu, na última semana, o I Seminário Municipal sobre HIV/Aids. O evento, que aconteceu na Universidade Federal Fluminense – UFF Rio das Ostras, dia 7 de dezembro, reuniu profissionais de saúde, estudantes e professores da área e usuários do Sistema Único de Saúde-SUS. O encontro discutiu a participação popular no enfrentamento ao preconceito e o direito à saúde.
A coordenadora do Programa de HIV/Aids/Hepatites Virais, da Secretaria Municipal de Saúde, Bianca Monteiro, mostrou que o panorama da doença no Município reflete a situação da Aids no Brasil, com o surgimento de novos casos, inclusive entre os jovens, apesar de todos os recursos atuais de tecnologia de Saúde e de informação.
O Seminário contou ainda com a presença dos ativistas Cazu Barroz e Alba Valéria de Oliveira, que vivem com o vírus HIV há mais de 25 anos; da advogada e representante do grupo Pela Vidda de Niterói, Patrícia Reis; do professor de Serviço Social da UFF, Bruno Teixeira e da professora Marcela de Abreu Moniz, também da UFF.
Entre os temas tratados estavam legislação e direitos das pessoas com HIV, as atuais tecnologias de prevenção e tratamento e a relação entre o avanço da doença no Brasil e os investimentos públicos em Saúde e nas campanhas preventivas.
Todos os palestrantes alertaram para a importância da realização do Teste de HIV, da prevenção da doença e, no caso das pessoas infectadas, da adesão total ao tratamento para interromper a transmissão.
O I Seminário Municipal sobre HIV/Aids foi promovido em conjunto entre a Secretaria Municipal de Saúde e a UFF de Rio das Ostras, com participação da Pastoral da Aids.
TESTE RÁPIDO – Durante todo mês de dezembro as unidades de saúde estarão fazendo o teste rápido de HIV e promovendo ações educativas e aconselhamento. Até esta semana, já foram realizados 380 testes, destes, foram identificados seis novos casos de pessoas com HIV.
FONTE:
Departamento de Jornalismo