I Conferência Regional de Economia Solidária

Municípios da Baixada Litorânea se reúnem em Rio das Ostras para a I Conferência Regional de Economia Solidária
Além de Rio das Ostras, 12 municípios já confirmaram presença na I Conferência Regional de Economia Solidária da Baixada Litorânea que será realizada na próxima sexta, dia 30, no Centro Integrado de Convivência Ernestina Jorge Pereira, na Rua Denise Vidal s/nº, Parque Zabulão, das 8h às 17h. O evento é promovido pela Secretaria Municipal de Bem-Estar Social.

O objetivo da Conferência, que terá como tema “Pelo Direito de Produzir e Viver em Cooperação de Maneira Sustentável”, é mobilizar os empreendedores solidários ligados ao artesanato de uma forma geral, a pesca e a produção rural para garantir o desenvolvimento auto-sustentável, sem qualquer  tipo de agressão ao meio ambiente.

A programação começa com palestras relativas ao tema da conferência ministrada pela assessoria do Centro de Educação e Documentação para Ação Comunitária, falando sobre avanços, limites e desafios da Economia Solidária; direito a formas de organização econômica baseadas no trabalho associado; prioridades, estratégias e instrumentos de atuação e organização de política e programas de Economia solidária.

Após as palestras será dado início aos trabalhos de grupo. Na parte da tarde serão apresentadas as propostas elaboradas em plenário e a escolha dos delegados para representar a região na Conferência Estadual.

Os municípios confirmados são Arraial do Cabo, Armação de Búzios, Araruama, Cabo Frio, Iguaba Grande, São Pedro da Aldeia, Saquarema, Carapebus, Conceição de Macabu, Macaé, Silva Jardim e Quissamã.

Economia Solidária – Economia Solidária é um jeito diferente de produzir, vender, comprar e trocar o que é preciso para viver. Vem se apresentando, nos últimos anos, como uma inovadora alternativa de geração de trabalho e renda e uma resposta a favor da inclusão social. Compreende uma diversidade de práticas econômicas e sociais organizadas sob a forma de cooperativas, associações, redes de cooperação, entre outras, que realizam atividades de produção de bens, prestação de serviços, finanças solidárias, trocas, comércio justo e consumo solidário.

FONTE: SECOM – PMRO.

Please follow and like us:
error0
fb-share-icon20
Tweet 20
fb-share-icon20

Ronet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.