Guarda Municipal de Rio das Ostras faz curso inédito de operações com drones

Capacitação prepara agentes para operações em grandes eventos, atuações no trânsito e apoio a salvamentos
Com o objetivo de modernizar a Segurança Pública de Rio das Ostras, agentes da Guarda Civil Municipal participaram no último sábado, dia 3, do 1º Curso de Aplicações Táticas com Drones. É a primeira vez que os guardas recebem essa capacitação, ministrada pela Dronecop, primeira empresa do País especializada no uso tático de drones como resposta inicial em emergências.
Durante o curso, ministrado em Cabo Frio, os agentes receberam aulas teóricas e práticas de temas como: conceitos de Aeronave Remotamente Pilotada (RPA) e Sistema de Aeronaves Não Tripuladas (UAS), regulamentação dos órgãos públicos competentes e operações táticas com drones em diferentes modalidades.
Também foram ensinadas técnicas para atuar em áreas de conflito, oferecendo apoio às forças policiais quando necessário, além de ações de reconhecimento, inteligência e vigilância aérea, uso de termografia em operações noturnas e combate em ambientes confinados, com drones FPV. Os agentes aprenderam ainda sobre tecnologias anti-drone, como Drone Gun, Sentinel e Jammer.
O Secretário de Segurança Pública de Rio das Ostras, Carlos Menegasi, destacou a importância estratégica do investimento em capacitação para a Guarda. “Vamos implementar uma política permanente de qualificação. Manter nossa tropa atualizada e preparada sempre foi uma prioridade do prefeito Carlos Augusto desde o primeiro dia de Governo. Precisamos de profissionais cada vez mais capacitados para enfrentar os desafios diários da Segurança Pública. O curso que concluímos será replicado para toda a tropa nos próximos dias”, afirmou.
TECNOLOGIA – De acordo com o secretário, o treinamento representa um avanço significativo para a Guarda Civil Municipal, especialmente para atuar em grandes eventos, em operações estratégicas no trânsito e no apoio a operações de verão, salvamento e resgate, áreas nas quais a corporação é constantemente demandada.
“Além da qualificação dos agentes, o Governo Municipal vem conduzindo uma transformação histórica na Segurança Pública, com ações que vão muito além do reforço humano. Em breve, centenas de câmeras de monitoramento serão instaladas em pontos estratégicos por toda a cidade, muitas delas equipadas com reconhecimento facial e de placas, garantindo respostas rápidas e precisas diante de qualquer ocorrência. Também será implantada uma central de monitoramento moderna, capaz de integrar diversas tecnologias de inteligência, drones e sistemas avançados de análise, tornando o controle da segurança mais ágil, eficiente e preventivo”, acrescentou.
As medidas fazem parte de um projeto que representa um salto de qualidade para proteger moradores e turistas, oferecendo mais tranquilidade, prevenindo crimes e fortalecendo a sensação de segurança em todos os bairros.
O projeto também inclui a ampliação do Programa Estadual de Integração na Segurança (PROEIS) e a inauguração da base do programa Segurança Presente, aumentando significativamente a presença das Forças nas ruas e garantindo um patrulhamento mais próximo e integrado.