Grupo do Programa de Apoio a Pacientes Diabéticos visita horta agroecológica em Rio das Ostras
Encontro aconteceu na Enseada das Gaivotas, onde idosos ganharam conhecimentos sobre alimentação saudável
Cerca de 25 idosos que fazem parte do Programa de Apoio aos Pacientes Diabéticos de Rio das Ostras participaram de uma atividade bem interessante e construtiva nesta quarta-feira, dia 27.
O grupo conheceu uma horta agroecológica na localidade da Enseada das Gaivotas e ganhou orientações sobre alimentação saudável, com direito a lanche elaborado com produtos naturais.
O encontro aconteceu na residência da agricultora familiar Rogéria do Carmo Simeão. Ela realiza desde 2013 este trabalho, que começou no quintal de sua casa e se desmembrou para o projeto de uma feira agroecológica, que acontece todas as sextas-feiras, das 8h às 12h, na praça Zélia Gatai, na Enseada.
“Nosso trabalho é uma mensagem de vida com foco na alimentação saudável e preservação ao meio ambiente. E graças aos nossos parceiros, como os agricultores de Cantagalo, que expõem seus produtos na Feira, as pessoas podem encontrar mais de 30 tipos de ervas medicinais e outros alimentos”, destacou.
De acordo com a nutricionista do Grupo de Apoio aos Pacientes Diabéticos, Gladis Cardoso, toda semana são realizadas atividades com os idosos, que educam e incentivam para uma alimentação mais saudável e adesão de hortas caseiras.
“Hoje estamos aqui por ser um grande projeto, que traz um incentivo à utilização de alimentos naturais e temperos. Costumamos também passar dicas e receitas que ajudam nessa mudança de hábitos importantes para os pacientes diabéticos. E ainda para que sejam multiplicadores desses conhecimentos”, acrescentou a nutricionista.
Para a dona de casa Jane Saager, de 50 anos, que tem diabetes há seis anos e frequenta o grupo há quatro, esses encontros sempre trazem conhecimentos. Ela lembrou que também aprendeu a plantar com a mãe.
“Tenho outras limitações e como não posso usar remédios farmacêuticos, já tenho uma pequena horta em casa. Aqui é uma troca de experiências e temos que passar adiante essa cultura do uso de produtos naturais, que faz tão bem à saúde”, completou.
PROGRAMA DE APOIO AOS DIABÉTICOS – As reuniões do grupo acontecem às quartas-feiras, das 9h às 12h, no Centro de Saúde Extensão do Bosque. Também são feitas palestras e oficinas sobre insulina, pressão arterial, entre outros assuntos e, fisioterapia.
PARCERIAS – O encontro ainda contou com a parceria de professores e alunos da UFRJ, de Macaé. Segundo a professora do curso de Nutrição, Vanessa Schottz, este ano foi realizado um trabalho com alunos da disciplina de Educação Alimentar e Nutricional, que elaboraram um vídeo e estão preparando uma exposição de fotografias sobre as mulheres agricultoras da Enseada das Gaivotas.
Além disso, também fizeram uma parceria com a Prefeitura de Rio das Ostras para estágio em Nutrição, na Rede de Saúde do Município, e um dos grupos acompanha o trabalho no Programa de Apoio aos Pacientes Diabéticos.
“Junto aos idosos conhecemos hoje o projeto de Dona Rogéria, e a intenção é dar mais visibilidade a experiências como essa, que chamam a atenção para a preservação ambiental, alimentação saudável e os impactos dos agrotóxicos. Queremos trazer os alunos para conhecerem e desenvolverem práticas da Educação Popular”, frisou Vanessa, lembrando que a Exposição Fotográfica está prevista para outubro, em Macaé.
Também participaram do encontro a professora de Nutrição (UFRJ), Fernanda Amorim; a fisioterapeuta da equipe do Grupo de Apoio aos Diabéticos, Marcelle Cardillo; e o palestrante e médico em medicina holística e fitoterápica, Sérgio Nikitiuk.
FONTE: ASCOM – PMRO.