Grupo de Apoio trabalha adoção em diversos evento

Várias atividades envolveram a sociedade na discussão do tema

O Grupo de Apoio à Adoção de Rio das Ostras – ADOTE – elaborou uma ampla programação para festejar a Semana Estadual da Adoção de Crianças e Adolescentes. O tema foi apresentado para a sociedade e recebeu o apoio das autoridades.

Esta foi a primeira vez que os grupos de apoio à adoção do Rio de Janeiro celebraram a Semana Estadual, criada pelo deputado Alcebíades Sabino (PSC), presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Adoção da Criança e do Adolescente (Pró-adoção).

Durante as comemorações, o ADOTE fez uma visita ao Abrigo Municipal para conhecer a nova diretoria e realizou um trabalho em três escolas particulares do município.

Alunos e professores discutiram de maneira lúdica a adoção durante trabalho nas escolas. Com o objetivo de disseminar o tema, o Grupo contou e ouviu histórias, fez desenhos, leu redações e concluiu que as crianças estão muito melhor preparadas para lidar com a adoção do que os adultos. “Não fomos ensinar nada, foi uma linda troca de experiências. Por muitas vezes as crianças nos surpreenderam com a forma madura que falam sobre o assunto”, contou a psicóloga e presidente do ADOTE, Tânia Saldanha.

Caminhadas – O tema adoção foi às ruas. No dia 16, o ADOTE se juntou aos outros grupos de apoio do Rio de Janeiro numa caminhada na Avenida Atlântica. Cerca de 200 pais, mães e filhos adotivos mostraram como formar famílias de maneira legal, segura e para sempre.

No último domingo, dia 23, a Caminhada da Adoção aconteceu em Rio das Ostras. Cerca de 100 pessoas percorreram a orla de Costazul ao lado das famílias adotivas. O evento contou com o apoio e participação do prefeito Carlos Augusto, secretários municipais, servidores e do presidente da Frente Parlamentar Pró-Adoção, deputado Sabino.

A caminhada terminou na Praça da Baleia com um café da manhã de confraternização.

No sábado, dia 22, o Grupo de Apoio à Adoção de Rio das Ostras tomou conta da Praça José Pereira Câmara, no Centro, com a “Manhã com Adoção”. Dezenas de crianças aproveitaram a manhã de sol para curtir as atividades gratuitas. Enquanto isso, os membro do ADOTE aproveitaram para fazer a divulgação do trabalho do grupo.

As comemorações da Semana Estadual da Adoção se encerraram na terça-feira, dia 25, com a Sessão Solene, no plenário do Palácio Tiradentes, Assembleia Legislativa do Rio.  A Frente Parlamentar Pró-Adoção recebeu os grupo de apoio do Estado para o lançamento da cartilha atualizada, com todas as explicações necessárias para quem deseja adotar uma criança e assim festejar o Dia Nacional da Adoção.

Para realizar todas estas atividades e discutir a adoção com a sociedade, o ADOTE contou com o apoio da Prefeitura Municipal de Rio das Ostras (Secretarias de Bem-Estar Social, Turismo, Esporte e Lazer, Comunicação Social, e Ordem Pública) Sinal Construtora, Dafi Esportes, Sinal Audiotec, Papelaria Principal, Pula-Pula do Junior, I-Max, Publiká Comunicação, Laticínios Rio das Ostras, Hortifruti Rei das Frutas e ArtPhoto Studio.

FONTE:
Assessora de Imprensa – Valéria Pinheiro

Ronet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.