Gravuras e desenhos de Caymmi estão expostos em Rio das Ostras

Público redescobre outras habilidades artísticas do compositor, que morou na Cidade há quase 30 anos

Uma noite de redescobertas. Quem passou pela exposição “Caymmi – 100 anos – O Poeta do Mar”, em Rio das Ostras, na noite desta terça, 8, pôde conhecer outros gêneros artísticos desenvolvidas pelo compositor, ainda quando morava no Município. Além de escrever e melodiar canções que viriam a se imortalizar na Música Popular Brasileira, Dorival pintava e desenhava gravuras abstratas que retratavam sua terra natal, a Bahia.

“Sempre ouvi canções de Caymmi, inclusive as utilizo para aplicar minhas atividades em sala de aula com meus alunos. Mas confesso que o lado pintor é uma grande novidade para mim. Fico imaginando a genialidade deste artista que nos falava das coisas simples e do sentimento de jeito tão profundo”, disse a professora Débora Floresta.

Entre as peças, estão 19 capas de LPs gravados por Dorival Caymmi, sua antiga máquina de escrever e partituras de músicas importantes do homenageado, como “Maracangalha”. Livros e revistas com entrevistas do artista também estão expostos para o público. Entre os antigos arquivos do acervo está a capa do jornal “O Fluminense”, do período em que o artista militava contra o gasoduto em Rio das Ostras.

“De Salvador, na Bahia, Dorival Caymmi morou aqui em Rio das Ostras e tinha uma ligação com o mar, com os peixes e pescadores. E foi com esse este estudo que montamos esta exposição, na qual o visitante pudesse viver um pouco a vida do compositor”, relatou Cristiane Regis, uma dos curadores da mostra.

Com fotos de Jorge Ronald e Edson Candorin, a exposição retrata momentos que Caymmi vivia na Cidade, como da sessão solene que recebeu o título de Cidadão Riostrense.

Segundo Edson, conviver com Caymmi foi um privilégio. “Ele tinha um encanto por Rio das Ostras e morava aqui por opção. O lugar, que talvez lembrasse sua infância e juventude, na Bahia, o inspirava a escrever, pintar e descansar. Ele conheceu meu trabalho e pude começar minha carreira com esse ilustre artista”, contou o fotógrafo.

O prefeito Sabino esteve na abertura e falou sobre a importância do resgate histórico. “Rio das Ostras tem uma história muito emocionante, de gente trabalhadora e que durante muitos anos colaborou em seu progresso. Resgatar o período em que Caymmi viveu aqui é falar de um importante momento de nossa Cidade”, falou.

CLÁUDIO NUCCI – O ex-integrante do Boca Livre, Cláudio Nucci, aproveitou a abertura da Exposição para executar um repertório com 20 músicas de Caymmi. O músico que convive com a família do compositor relatou que tem motivos de sobra para celebrar o centenário do artista.
“Tive a oportunidade de visitar Dorival em sua casa aqui em Rio das Ostras e me surpreendia o amor que ele nutria pela Cidade”, relatou.
FONTE:
Secretaria de Comunicação Social
Departamento de Jornalismo

 

Please follow and like us:
error0
fb-share-icon20
Tweet 20
fb-share-icon20

Ronet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.