Futuros professores produzem mostra de arte interativa em Rio das Ostras

Alunos do Imero participaram de todas as etapas da exposição, da escolha do tema a decoração das salas, visitada pela comunidade escolar

Pelo terceiro ano consecutivo, o Instituto Municipal de Educação de Rio das Ostras (Imero) abriu as suas portas para realizar a Mostra de Arte. Durante dois dias, entre 30 e 31 de agosto, a escola recebeu a comunidade que pôde conferir trabalhos dos alunos do Curso de Formação de Professores. Foram cinco salas temáticas reunindo expressões artísticas diversas e levando os visitantes a usar diferentes sentidos, do olfato à audição, para interagir com as obras.
Na edição deste ano, sob a coordenação da professora de Artes, Cláudia Veras, os alunos trabalharam com os seguintes temas: Jazz & Blues, De Rio para Rio, Reino Doce, Soul Verde e Corpo e Concretude. Segundo a diretora do Imero, Hovenia Duarte, um dos pontos altos é a participação de toda a comunidade escolar. “Os alunos de diferentes anos de escolaridade e todos os funcionários da escola, merendeiras, responsáveis pela limpeza, entre outros, foram envolvidos pela mostra”, conta Hovenia.
Os visitantes elogiaram a iniciativa, como comprova o casal Márcia e Moisés Brum, pais da aluna Taynara, de 14 anos. “Achei uma ideia excelente, que estimula a integração e a participação dos estudantes”, destaca Márcia. “Fazemos questão nos fazer presente porque acreditamos que escola e família devem estar próximos”, completa Moisés.
INTERAÇÃO – Na sala dedicada ao Jazz & Blues, o trabalho começou antes do festival, que aconteceu em junho, e incluiu sensibilização dos alunos e pesquisa de opinião durante o evento. “Desde o início do ano nos aprofundamos e aprendemos muito sobre esses dois gêneros musicais”, conta Igor Camacho, de 16 anos, da turma 1001. “Foi muito interessante trabalhar junto com toda a turma”, completa a sua colega Giulia Souto, de 15 anos.
O resultado foi uma sala decorada com capas de vinis famosos, com direito a jam session, alunos vestidos como jovens musas do estilo – Adele, Jessie J., Amy Winehouse – e outras informações. A mesma criatividade foi usada pela turma 1002, que organizou a sala temática “De Rio para Rio” para falar das diversidades encontradas no estado do Rio de Janeiro.
Miniaturas da Ponte Rio-Niterói, Museu de Arte Contemporânea e Sambódromo, para citar alguns cenários, decoraram a sala. Alguns personagens famosos, como Chacrinha, Garota de Ipanema e Tom Jobim eram os anfitriões do espaço. “O resultado final é bastante gratificante e, com a pesquisa, pude descobrir muitos lugares que não conhecia”, conta Luiza Carvalho, de 17 anos.
Na sala Reino Doce, os visitantes testaram olfato e paladar já que muitas guloseimas davam o ar infantil ao ambiente. Já a Soul Verde era dividida em dois cenários – um de natureza preservada e outro de destruição – para alertar sobre a importância da preservação ambiental. A sala Corpo e Concretude, por sua vez, estimulava os visitantes a experimentar sensações táteis, auditivas e visuais.

FONTE:
Secretaria de Comunicação Social
Departamento de Jornalismo

Please follow and like us:
error0
fb-share-icon20
Tweet 20
fb-share-icon20

Ronet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.