Fundição de Artes e Ofícios forma jovens artesãos

Peças confeccionadas no local vão estar à venda da Casa do Jazz

Formar jovens artesãos é o principal objetivo da Fundição Escola de Artes e Ofícios, unidade da Fundação Rio das Ostras de Cultura. Atualmente, são 20 participantes do projeto, com idades entre 14 e 18 anos, que passam por quatro diferentes oficinas: Luteria (confecção de instrumentos de corda); Fundição a Quente (metais); Fundição a Frio (cerâmica e madeira) e História da Arte. Peças produzidas nessas oficinas serão comercializadas, entre os dias 2 e 5 de junho, na Casa do Jazz, em Costazul, que vai funcionar durante o Rio das Ostras Jazz e Blues Festival. No local também estarão à venda bonecas, chaveiros e almofadas confeccionados na Fábrica de Tapetes e Bonecas de Rocha Leão.

Durante os dias que antecedem o Festival de Jazz, o movimento se intensifica na fundição. Na oficina de Luteria, os jovens aprendizes realizam um trabalho paciente, cortando e colando as peças em madeira que vão dar origem a um violão. O cadinho aquecido a carvão vegetal no qual são derretidas as latas de alumínio – mostrando o compromisso ambiental da fundição – também não para. Os metais que suportam altas temperaturas são despejados nas diferentes formas, das quais saem esculturas e bottons. Peças soldadas se transformam em porta-CDs e em outros objetos, enquanto das oficinas de cerâmica e madeira nascem outros belos utilitários.

“Nosso principal objetivo é a capacitação profissional desses adolescentes. A comercialização dos produtos na Casa do Jazz é uma forma de valorizar o trabalho que desenvolvem aqui”, explica o supervisor administrativo da Fundição, Deroci Gomes. Segundo ele, os 27 adolescentes envolvidos nas oficinas – além dos 20 selecionados pela Fundação, uma parceria com a Secretaria de Bem-Estar Social possibilita a participação de sete integrantes do Programa Jovem Cidadão – frequentam a fundição de segunda a quinta-feira nos turnos da manhã ou da tarde.

Entre os jovens artesãos estão Luiz Henrique Santana Cruz, de 14 anos, e Cassiane Ribeiro Lourenço, de 18 anos, que fizeram a prova de seleção para serem admitidos no projeto e recebem um auxílio mensal no valor de R$ 100. “Gosto especialmente de trabalhar com metal e estou ajudando a fazer os porta-CDs em formato de guitarra que serão vendidos no Festival de Jazz. Penso em sair daqui com uma profissão”, conta Luiz Henrique. “Já estou há dois anos no projeto e sei mexer em todos os equipamentos. Pretendo ganhar a vida como artesã e estou curtindo muito ajudar na produção dos bottons em forma de instrumentos”, completa Cassiane.

Alguns talentos descobertos nas oficinas hoje atuam como instrutores. O luthier Alexandre Marinho é um deles e atualmente repassa o que aprendeu para outros jovens. “Nosso trabalho é todo artesanal e o objetivo é formar mão-de-obra capacitada especialmente para construir e restaurar instrumentos de corda para os alunos do curso de música do Centro de Formação Artística da Fundação de Cultura”, explica Alexandre. De acordo com ele, os instrumentos construídos manualmente têm melhor qualidade e são mais valorizados no mercado.

O endereço da Fundição de Artes e Ofícios é Rua Beija-Flor, s/nº – Colinas, e o telefone é 2760-5361.

Fábrica de Bonecas – Localizada na Praça do Trem, em Rocha Leão, a Fábrica de Tapetes e Bonecas também está a pleno vapor. Com 13 costureiras, cortam, cosem, pintam e produzem peças diferenciadas, de móbiles a almofadas, sem falar nas bonecas de variados tamanhos e modelos. Como já é tradição, confeccionam modelos especiais para o Rio das Ostras Jazz e Blues Festival.

“Este ano fizemos um modelo diferente de boneca, que traz na roupa o nome do festival, além de chaveiros, porta-óculos e almofadas com imagens de notas musicais e instrumentos”, conta Ana Elizabeth Rodrigues, que coordena a produção das costureiras.

A loja da fábrica comercializa os produtos feitos no local e funciona de segunda a sábado, das 9h às 18h. O endereço é Rua Waldemir Heringer, s/nº, na Praça do Trem, em Rocha Leão.

FONTE: Secretaria de Comunicação Social

Please follow and like us:
error0
fb-share-icon20
Tweet 20
fb-share-icon20

Ronet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.