Fundação de Cultura promove exposição sobre Museu de Sítio Sambaqui da Tarioba

Fundação de Cultura promove exposição sobre Museu de Sítio Sambaqui da Tarioba

Unidade, mantida pela Fundação Rio das Ostras de Cultura, completa 25 anos

O Museu de Sítio Arqueológico Sambaqui da Tarioba, localizado nas dependências da Casa de Cultura Bento Costa Júnior, está prestes a completar 25 anos de existência. Para comemorar a data, a Fundação Rio das Ostras de Cultura está programando uma exposição a partir desta quinta-feira, dia 11, na Unidade.

A exposição, a partir das 18h, é a de “Identidade Cultural – Museu de Sítio Arqueológico Sambaqui da Tarioba”, que destaca o projeto de mentoria artística desenvolvido pela Fundação de Cultura com os artesãos da Cidade. Inspirada pela unidade histórica, esta exposição mergulha nos métodos tradicionais e inovadores utilizados pelos artesãos locais.

Por meio do projeto de mentoria, o mentor Rodrigo Pontes, artista plástico e diretor da Casa de Cultura Bento Costa Júnior, os artesãos passam por capacitação técnica e artística; conhecimento histórico e cultural local; a explorar e aprimorar suas técnicas, resultando em obras únicas e cheias de identidade. “Cada peça exibida nesta exposição é mais do que uma simples criação; é um elo entre o passado, o presente e o futuro da nossa rica herança artesanal”, afirma Rodrigo Pontes.

Os visitantes terão a oportunidade de explorar uma variedade de obras que abrangem desde cestaria em jornal, bordado livre, estamparia artesanal, até a famosa “Ostrinha da Sorte”. As peças são inspirações do Sambaqui, acúmulo de conchas, busto do Sambaquiano, entre outros elementos presentes no Museu.

MUSEU DE SÍTIO ARQUEOLÓGICO SAMBAQUI DA TARIOBA – Inaugurado em 23 de abril de 1999, o Museu é aberto à visitação pública com exposição permanente de peças catalogadas por época, origem e denominação pelo Instituto de Arqueologia Brasileira-IAB, em reconstituição da pré-história da região.

Para que o público possa conhecer a história contada pelo depósito do Sambaqui, foi feita uma escavação linear, assim os objetos, esqueletos e conchas, dentre outros, podem ser observados em camadas ao longo das escavações, por intermédio de uma passarela construída. Isso permite que o visitante acompanhe visualmente a sequência de camadas conservadas desse sítio. O espaço incentiva a prática de atividades educativo-culturais direcionadas às escolas e atrai turistas curiosos para conhecer um pouco mais sobre a organização social e a cultura material do homem pré-histórico brasileiro.

A Unidade possui uma área escavada com restos de esqueletos e exposição de objetos de adorno, ostras gigantes, conchas, pedras (batedores e quebra-coquinhos), que caracterizam a ocupação de uma antiga civilização, estimada de quatro mil anos. O Sítio Arqueológico foi registrado com o nome Tarioba pelo IAB em 1967; o termo sambaqui é de origem tupi-guarani e significa acúmulo de conchas.

Please follow and like us:
error0
fb-share-icon20
Tweet 20
fb-share-icon20

Ronet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.