Fumacê circula em Rio das Ostras para intensificar combate ao mosquito

Serviço vai priorizar locais com maiores índices de infestação. Ação no Âncora identificou 200 focos do Aedes nas residências

A partir da próxima segunda-feira, 21, o carro fumacê vai circular pelas ruas de Rio das Ostras. O objetivo da Prefeitura é intensificar o combate ao mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue, da febre zika e da chicungunya. O Âncora será a primeira localidade a receber o veículo, que circula entre 5h e 8h da manhã e das 19h às 22h.

O cronograma de circulação do Fumacê vai priorizar as localidades com os maiores índices de infestação do mosquito.  Depois do  Âncora, o veículo vai circular, neste primeiro momento, em Cidade Beiramar, Cidade Praiana, Nova Cidade, Gelson Apicelo, Santa Helena, Operário, Peroba, Bosque, São Cristovão, Extensão de Bosque, Nova Aliança, Recanto, Palmital, Jardim Miramar, Extensão Serramar, Serramar e Jardim Marilea.

COMBATE – Os especialistas explicam que o fumacê só mata o mosquito na fase adulta, medida que não tem tanta eficácia quanto a eliminação dos criadouros e larvas. Mais de 80% dos focos estão dentro das residências, por isso é primordial que os moradores e comerciantes façam a vistoria de seus imóveis e abram as portas para os guardas sanitários.

Como parte do plano de combate ao mosquito, a Secretaria de Saúde programou ações nas localidades onde a infestação é mais crítica.

No último sábado, dia 12, quase 100 guardas sanitários realizaram uma operação no Âncora, onde foram visitados 3.447 imóveis. Foram coletadas 289 amostras de larvas, dessas, 200 eram de Aedes Aegypti.

VISTORIA – Durante a operação no Âncora, as equipes da Vigilância em Saúde encontraram 1.331 imóveis fechados. Entre os meses de outubro e novembro foram visitados 65.527 imóveis, sendo que 35.210 residências estavam fechadas, o que impossibilitou a vistoria.

Para ampliar o número de imóveis visitados, a Secretaria de Saúde de Rio das Ostras ampliou o período de visita dos guardas sanitários até as 21h, horário que os moradores já retornaram do trabalho.

 

FONTE:

Secretaria de Comunicação Social
Departamento de Jornalismo
Please follow and like us:
error0
fb-share-icon20
Tweet 20
fb-share-icon20

Ronet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.