Fortes chuvas causaram o rompimento da barra de areia que separa a Lagoa de Iriry da Praia de Costazul
As fortes chuvas que atingiram Rio das Ostras causaram o rompimento da barra de areia que separa a Lagoa de Iriry da Praia de Costazul
A Secretaria do Ambiente de Rio das Ostras informa que, devido as fortes chuvas que atingiram o município nas últimas 48 horas, a barra de areia que separa a Lagoa de Iriry da Praia de Costazul se rompeu. Com esse fenômeno natural, a água da lagoa está escoando em direção ao mar.
Nos dois últimos dias, foram registrados 31 milímetros de chuva, volume esperado para uma semana. A expectativa é de que continue chovendo forte na região e a Defesa Civil está em Estado de Alerta.
A Secretaria já havia emitido uma nota há 10 dias falando do risco de se romper. A Prefeitura de Rio das Ostras desconhece a presença de uma máquina no local, onde há a presença constante de guardas ambientais.
O Secretário do Ambiente, Nivaldo Talon, já comunicou o rompimento da barra de areia ao Instituto Estadual do Ambiente, Inea. A previsão é de que na próxima semana, assim que as chuvas cessarem a Secretaria do Ambiente, vai realizar um mutirão de limpeza para a retirada das plantas conhecidas como “alface de lagoa”, que são erroneamente confundidas como gigogas.
FONTE:
Secretaria de Comunicação Social