Força-tarefa garante volta à rotina em Rio das Ostras após as chuvas

Município registra Risco Hidrológico Baixo
Apesar dos últimos dias difíceis, com as fortes chuvas na Região Sudeste, Rio das Ostras organizou uma força-tarefa para atuar de forma emergencial em áreas mais afetadas, o que garantiu uma segunda-feira, dia 7, de volta à rotina no Município. Durante o período de chuvas intensas, entre a manhã de sexta-feira, dia 4, e a madrugada de sábado para domingo, dias 5 e 6, o acumulado de chuva chegou a 162 milímetros, de acordo com a Estação de Monitoramento e Alerta de Cheias do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), localizado no Município.
Duas famílias ficaram desalojadas (uma com seis integrantes, sendo duas crianças e quatro adultos; e a segunda família sendo uma idosa e o neto de 26 anos, com necessidades especiais), que foram conduzidas pelas equipes da Defesa Civil para casa de parentes dentro do próprio Município.
Desde a manhã de domingo, equipes da Secretaria de Assistência Social estão atendendo famílias carentes que tiveram suas casas invadidas pelas águas. Equipes das secretarias de Obras e de Meio Ambiente estão trabalhando na limpeza da Cidade, incluindo a Orla, onde houve acúmulo de lixo. O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) está trabalhando na limpeza e desobstrução de bueiros.
A ressaca do mar, juntamente com o aumento do nível dos rios Jundiá, das Ostras e principalmente do Rio São João, que deságua em Barra de São João, no Município de Casimiro de Abreu, trouxe muito material orgânico às praias da Cidade. O coordenador da Defesa Civil, Edmilson Silva Martins, informou que equipes estão mobilizadas fazendo a limpeza dos locais.
“A ressaca que chegou à Região neste fim de semana trouxe às praias muita matéria orgânica, levada pelas próprias chuvas, além de vegetação que vem dos rios próximos, como o Rio das Ostras, Rio Jundiá e o Rio São João. A Secretaria de Meio Ambiente já está com equipes mobilizadas fazendo a limpeza dessas praias”, garantiu o coordenador.