Final das Maratonas Aquáticas define seleção brasileira de natação

Atletas que vão representar o Brasil no Sulamericano foram anunciados em Rio das Ostras

 

A Praia do Bosque, em Rio das Ostras, foi palco, no último final de semana prolongado, da final do Campeonato Brasileiro de Maratonas Aquáticas, e contou com a participação de atletas de todo o país. A competição serviu também para definir a equipe brasileira na modalidade para o Campeonato Sulamericano da modalidade. Os convocados para a prova de 5km são Luiz Lima e Carlos Pavão.

Vão disputar a prova de 10km, Alan do Carmo e Marcelo Romaneli, no masculino. No feminino, Ana Marcela e Maria da Penha (Pepenha), serão as representantes brasileiras nos 5km e 10km.

Na sexta-feira, dia 02, foi realizada a prova de 5km. Os vencedores da prova, no masculino, foram Luiz Lima, Carlos Pavão e Glauco Rangel. No feminino, a primeira colocação ficou com Ana Marcela Cunha, seguida por Maria da Penha Cruz, a Pepenha. Pâmela Engel ficou na terceira colocação.

No domingo, dia 4, foram disputadas as provas de 10km pelo Campeonato Brasileiro e a de 2,5 km, válida pelo Campeonato Estadual. Na prova de 10km, o medalhista de bronze dos Jogos Panamericanos do Rio, Allan do Carmo, foi o grande vencedor. Marcelo Romanelli   e Fábio Lima, no masculino, completaram o pódio. No feminino, o pódio foi o mesmo da prova de 5km.

Na decisão do Campeonato Estadual, prova de 2,5 quilômetros no domingo, o vencedor, no masculino, foi o nadador Alan Cardeque. Bruno Santos e Luiz Felipe ficaram em 2º e 3º respectivamente. No feminino, a vencedora foi Luiza Paes. Monique Rodrigues e Stefane Pereira completaram o pódio.

Travessia – No sábado, dia 3, foi realizado o II Festival de Travessia da Escola de Natação no Mar da Secretaria de Esporte e Lazer. O evento teve a finalidade de criar um movimento de integração entre os alunos, familiares e comunidade. Foram realizadas travessias de 200m, 400m, 800m e 1600m. Participaram cerca de 300 pessoas de todas as idades e os pescadores deram apoio com suas embarcações por todo o trajeto. Na prova de 800 metros os "afilhados" nadaram acompanhados de seus respectivos padrinhos.

No final das provas, o atleta Luiz Lima, pentacampeão da Travessia dos Fortes e padrinho da Escola de Natação no Mar da Prefeitura de Rio das Ostras, foi homenageado pelos alunos. "É uma emoção muito grande receber uma homenagem em Rio das Ostras porque foi aqui que venci a minha primeira prova de maratona aquática. Além do mais, é com muito orgulho que aceitei se padrinho de um projeto pioneiro em todo o Brasil. Guardarei essas emoções por toda a vida e sempre que for convocado pelos meus afilhados, estarei presente", declarou Luiz Lima.

O secretário de Esporte e Lazer da Prefeitura de Rio das Ostras, Alberto Lemos, ressaltou a importância de Luiz Lima para a Escola de Natação no Mar. "Fico muito orgulhoso desse projeto. O Luiz Lima tem nos ajudado demais com suas orientações e ensinamentos para que possamos passar aos nossos alunos a técnica e a segurança necessárias dessa prática esportiva. Estamos no caminho certo", garantiu o secretário.

 FONTE: SECOM – PMRO.

Ronet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.