Festival incentiva criação da Associação Brasileira de Festival de Música Instrumental
Entidade pretende fortalecer os eventos desse gênero musical e obter verbas nos Ministérios da Cultura e do Turismo
A música instrumental vai ganhar um importante estímulo no Brasil. A ideia da criação da Associação Brasileira de Festivais de Música Instrumental, Jazz e Blues surgiu na última edição do Rio das Ostras Jazz & Blues Festival, que aconteceu em junho. Diversos produtores de eventos de música instrumental, especialmente de jazz e blues, estiveram na cidade para conhecer o festival e depois de uma reunião, decidiram se organizar. E pela experiência logística, o produtor do festival, Stenio Mattos, foi eleito por unanimidade, presidente da entidade.
A primeira reunião com produtores para a criação da Associação Brasileira de Festivais de Música Instrumental, Jazz e Blues aconteceu na sexta-feira passada, dia 9, em Brasília. Estiveram presentes representantes dos festivais de Rio das Ostras/RJ, Guaramiranga/MG, Brasília, Pirenópolis/GO, Viçosa/MG, Paraty/RJ, Bourbon Fest/SP, Jazz Festival Brasil de Belo Horizonte/MG, Ouro Preto/MG, Salvador Praia Jazz/BA, Ibitipoca/MG, Porto de Galinhas Jazz/PE, Caxias do Sul Blues/RS, Natal Jazz e Blues/RN, Teresina Jazz/PI.
A Associação tem como principais objetivos ganhar representatividade no Brasil, contribuindo para que a música instrumental, principalmente o jazz e o blues, torne-se um gênero respeitado, além de obter verbas dos Ministérios da Cultura e do Turismo.
“Sabemos que os ministérios vão disponibilizar para o ano que vem cerca de R$ 20 milhões para eventos musicais. Queremos estar organizados para receber parte dessa verba”, contou Stenio Mattos, produtor do Festival de Rio das Ostras.
Na reunião de Brasília foi elaborada uma Carta de Intenções que será apresentada a outras associações e aos representantes de órgãos federais no Congresso Nacional de Música, que acontecerá em Fortaleza em agosto.
Segundo Stenio, os festivais de jazz e blues do Brasil estão caminhando para a excelência. O Rio das Ostras Festival, por exemplo, nos últimos anos atingiu o patamar de melhor da América Latina e está entre os 10 melhores do mundo. Isso significa que esses gêneros musicais têm platéia no País e precisam ser amplamente divulgados e apoiados. “Essa reunião de produtores brasileiros é muito importante para que nossos eventos cresçam e ganhem respeito e apoio como já acontece com outros gêneros musicais”, disse.
Rio das Ostras Jazz & Blues Festival – Na oitava edição em 2010, o evento recebeu gente vinda de todo Brasil e até do exterior. Cerca de 35 mil pessoas circularam por dia na cidade. Ao todo foram 25 apresentações gratuitas e 18 atrações nacionais e internacionais, apresentando-se em quatro palcos.
O festival possibilitou a injeção de cerca de R$ 5 milhões na economia de Rio das Ostras, num período de baixa temporada, beneficiando principalmente as áreas de serviço e comércio.
FONTE:
Departamento de Jornalismo
Secretaria de Comunicação Social