Festival de Jazz e Blues chega às salas de aula de Rio das Ostras

Considerado um dos principais eventos da cidade, o Rio das Ostras Jazz & Blues Festival está incentivando estudantes da rede municipal a pesquisar sobre esses gêneros musicais.

Os alunos de uma das turmas do curso de Formação de Professores do Instituto Municipal de Educação de Rio das Ostras (Imero) escolheram o festival como tema da Mostra de Arte realizada anualmente naquela unidade de ensino. Durante os dias do Jazz & Blues, entre 6 e 10 de junho, esses estudantes realizaram uma pesquisa de campo, entrevistando pessoas que assistiam aos shows. O resultado será apresentado durante a mostra, que acontece em agosto e é aberta à comunidade.
Cada turma do Curso de Formação de Professores escolhe um tema para a Mostra de Arte, que este ano chega à sua terceira edição. Os alunos da 1001, que elegeram o Jazz & Blues como assunto, acabaram mobilizando toda a escola. “Fizemos um calendário para acompanhar a contagem regressiva do festival e isso incentivou muitos outros alunos a assistir aos shows que aconteceram em quatro diferentes palcos”, afirma a estudante Taís Brandão.
O Imero conta com um grupo de flautas e a pesquisa sobre o tema nasceu nas aulas de Educação Musical que a professora Cláudia Veras ministra. Como a turma do 1º ano reúne alguns instrumentistas – Igor Camacho (saxofone), Núbia Peres (teclado), Mateus Xavier (bateria e flauta) e Jéssica Peres (flauta doce) –, a ideia de falar do festival surgiu naturalmente. Uma etapa importante foi a realização das entrevistas com o público e até com alguns artistas. “Entrevistei Gabriel Leite, que é clarinetista e saxofonista, e ele falou do prazer que sentiu por estar tocando aqui”, conta Igor.
Na opinião do aluno Adler Franco, as entrevistas foram fundamentais para entender a extensão do evento. “Conversei com uma argentina que veio especialmente para o festival, com pessoas do Espírito Santo, do Rio Grande do Sul. Foi muito bom ver a alegria do público que, mesmo com frio e debaixo de chuva, acompanhou todos os shows”, lembra ele. Ao todo, foram realizadas cerca de 400 entrevistas pelos estudantes.
Os alunos Lucas Machado, Mateus Xavier, Silas Martins e Diogo Vieira fizeram o blog www.jazzbluesimero.blogspot.com, que tem conteúdos sugeridos por toda a turma. “Acho importante criar um movimento cultural, que vai além do evento. Isso se reveste de fundamental importância por estamos formando futuros professores, que podem multiplicar essa informação”, explica a professora Cláudia Veras, que está acompanhando todas as etapas da produção do trabalho sobre o festival. Entre essas, a recriação pelos alunos de capas de grandes álbuns de jazz e blues.

FONTE:
Secretaria de Comunicação Social
Departamento de Jornalismo

Please follow and like us:
error0
fb-share-icon20
Tweet 20
fb-share-icon20

Ronet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.