Festival de Frutos do Mar foi um sucesso

Evento consolida formato e revela novos nomes no concurso gastronômico

A 14ª edição do Festival de Frutos do Mar de Rio das Ostras chegou ao final na última segunda-feira, dia 15, quando aconteceu a cerimônia de premiação dos vencedores do concurso gastronômico. Numa noite de muita alegria, que contou com a participação da cantora Renata Cabral, vencedora do Festival de Novos Talentos 2010, a Secretaria de Turismo, Indústria e Comércio anunciou os três pratos escolhidos pelo corpo de jurados e comemorou a consolidação do evento.

 

A cerimônia contou com a presença do prefeito Carlos Augusto e dos secretários municipais. Os proprietários e chefs dos 10 restaurantes participantes foram os convidados especiais, deliciosamente homenageados pelo buffet do Restaurante Margutta Cittá, que contou com a contribuição dos chefs renomados que ministraram os workshops no fim de semana.

 

O prefeito Carlos Augusto parabenizou o secretário de Turismo, Alan Machado, pela coragem de realizar o Festival no novo formato, e declarou que o evento está consolidado e hoje é sucesso de público e de vendas. “A prefeitura fez a organização e merece os parabéns, mas os grandes responsáveis pelo sucesso do Festival são os donos de restaurante, que trabalham muito para oferecer o melhor da nossa gastronomia. Gostaria de agradecer a todos vocês”, disse.

 

O Festival este ano contou com a participação de 10 restaurantes – Bartrô Bar e Bistrô, Casa da Praia, D´Branco, Julien´s, Lá em Casa, Petitt Gateau, Pier Gourmet, Ponto Tropical, Sansai, Yakiostras – que receberam Certificado de Participação das mãos do prefeito de Rio das Ostras.

 

PREMIAÇÃO – Com a presença de todos os chefs renomados e dos proprietários de restaurantes, foi anunciada a classificação do concurso gastronômico.

 

O campeão 2010 foi o Restaurante Petitt Gateau, com o Badejo Grelhado com Purê de Banana da Terra e Molho de Sálvia. Em segundo, ficou o Casa da Praia, com Filé de Peixe ao Forno, e em terceiro lugar, o Julien’s Bar e Restaurante, com Lombo de Badejo à Crosta de 3 Castanhas e Purê de Cará.

 

O proprietário do Petitt Gateau, chef Railson Félix, ficou surpreso com o primeiro lugar. O restaurante, inaugurado há quatro meses, ainda era desconhecido na cidade e com o Festival foi visitado por mais de 500 pessoas, que experimentaram a degustação durante as duas semanas do evento.

“Foi um privilégio participar do Festival. Queria dizer que a cidade precisa experimentar a arte de cozinhar, contemplar a boa comida, por isso, coloquem a panela de vocês para ferver!”, comemorou.

 

 

 

AULAS LOTADAS – O público aproveitou o Festival de Frutos do Mar para, mais que saborear os pratos, aprender sobre culinária de alto nível. Os renomados chefs Conceição Neroni, Frédéric Monnier, Ana Paula Hack , Hudson Valle, Isaias Neries, e Pedro Rodrigues mostraram aos participantes que é possível, a partir de ingredientes simples, criar pratos diferenciados e deliciosos. As aulas, que aconteceram dias 13 e 14, foram um sucesso e o público lotou o espaço montado na Praça São Pedro, para conhecer os segredos da alta cozinha.

A estudante Natalie Matoso, de 20 anos, e o namorado, Olavo Vieira, de 24, ambos de Macaé, se surpreenderam com o workshop. “Muito legal essa estrutura do festival e a oportunidade de ver os chefs fazendo os pratos na nossa frente”, disse Natalie. “Está delicioso e é fácil de fazer. Estou levando a receita e vou fazer em casa”, opinou Olavo, referindo-se ao prato de Isaias Neries, de macarrão com frutos do mar.

O especialista em vinhos, Márcio Moualla, também apresentou um workshop sobre o assunto, tratando dos diferentes tipos de vinhos, sabores, aromas e o ritual ideal para saboreá-los.

A doméstica Eliana da Silva, de Rio das Ostras, ficou encantada com a aula. “Meu sonho era fazer um curso desses, quando vi a oportunidade, vim correndo. Adorei a aula do Márcio e fiquei com vontade de conhecer ainda mais sobre vinhos”, afirmou Eliana.

 

O evento foi uma realização da Prefeitura de Rio das Ostras, por meio da Secretaria de Turismo, Indústria e Comércio, tem organização de Conceição Neroni e contou com apoio do Rio das Ostras Convention & Visitors Bureau e patrocínio da Piraquê, Margutta Cittá, Terramatter Importadora, Só Peixe e Santina Romana Hortifruti.

FONTE: Departamento de Jornalismo
Secretaria de Comunicação Social

Ronet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.