Festival de Frutos do Mar de Rio das Ostras movimenta economia da cidade

Evento revela novos nomes no concurso gastronômico

A 15ª edição do Festival de Frutos do Mar de Rio das Ostras chegou ao final no domingo, dia 20, com um saldo bastante positivo. Consolidado no formato dentro dos estabelecimentos, o evento contribuiu para o aquecimento da economia do município e deixou os empresários satisfeitos com o resultado.

Numa noite de muita alegria, a Secretaria de Turismo, Indústria e Comércio anunciou os três pratos escolhidos pelo corpo de jurados e comemorou o recorde de vendas. Segundo informações dos empresários, o movimento nos restaurantes duplicou em relação ao Festival do ano passado. 

O resultado do concurso gastronômico projetou novos nomes locais. O vencedor – Restaurante Yakiostras está em Rio das Ostras há apenas dois anos, e surpreendeu o corpo de jurados com um bacalhau crocante. A segunda colocação ficou com o Restaurante D’ Branco e o Mundo Gourmet, recebeu o troféu de terceiro colocado.

A proprietária do D’Branco, Saney Monte Branco destacou a parceria entre os participantes. “Esse concurso estimula uma competição muito sadia, onde cada restaurante quer ajudar o outro. Participar já é um prêmio. Este ano foi ainda melhor que ano passado, ultrapassamos os 600 pratos vendidos”, contou.

O casal Wladimir e Marcelle, do Yakiostras, era só alegria e com emoção agardeceram a hospitalidade de Rio das Ostras. “Só tenho a agradecer por Rio das Ostras ter nos recebido com tanto carinho e ter possibilitado esse sucesso”, disse Wladimir.

PREMIAÇÃO – A cerimônia de premiação contou com a presença do prefeito Carlos Augusto, dos secretários de Turismo, Alan Machado, de Comunicação Social, Carla Soares e demais secretários municipais; do presidente da Câmara Municipal, vereador Carlos Afonso; e do secretário de Estado de Desenvolvimento Regional, deputado Felipe Peixoto. Os proprietários e equipe dos 13 restaurantes participantes foram os convidados especiais, e receberam homenagens.

Maria Beatriz Duarte, conhecida como Tia Bia, recebeu das mãos do prefeito Carlos Augusto uma homenagem especial pelos muitos anos dedicados à gastronomia da cidade. O Restaurante Bartrô Bar e Bistrô também recebeu troféu de hors-concours pelo segundo ano consecutivo, e o Acarajé da Baiana, restaurante convidado, também recebeu honrarias.

Os patrocinadores Vinícola Casa Valduga e Adega Cocoricó participaram da premiação e entregaram kits de produtos para os três primeiros colocados e o voucher da viagem de visita à vinícola em Bento Gonçalves, Rio Grande do Sul. Os restaurantes também receberam um curso de Cozinheiro Profissional Básico, no valor de R$ 1400 cada, dado pela Escola Internacional de Gastronomia Casa do Chef.

O prefeito Carlos Augusto parabenizou o secretário de Turismo, Alan Machado, pela realização de mais uma edição do Festival e declarou que o evento contribui para a consolidação da atividade turística no município. “Durante o festival visitei vários restaurantes e constatei a excelência dos pratos e o cuidado com que cada profissional trabalhou durante estes dias. Percebi que o público definitivamente aprovou o modelo do evento e constatei que o Festival é muito importante para a consolidação do turismo em Rio das Ostras”, declarou.

JURADOS – O corpo de jurados, escolhido pelo Rio das Ostras Convention & Visitors Bureau, parceiro da Prefeitura no Festival, também foi homenageado. Formado pelos chefs Pedro Machado, do Sindicato de Hotéis, Bares e Restaurantes do Rio de Janeiro; Adilson Peres, do Ipanema Plaza Hotel; Brena Neves, do Hotel Confort Macaé; Henrique Aquino, da Casa do Chef; Stefan Bunning, do Sheraton Rio Hotel & Resort e o jornalista Osmar Soares; e Marco Navega, Vice-presidente da Federação de Convention & Visitors Bureau do Estado do Rio de Janeiro, receberam certificado de participação.

AULAS LOTADAS – O público aproveitou o Festival de Frutos do Mar para, mais que saborear os pratos, aprender sobre culinária de alto nível. Os renomados chefs Conceição Neroni, Pedro Machado e Pedro Rodrigues, e o sommelier Daniel Místico mostraram aos participantes que é possível, a partir de ingredientes simples, criar pratos diferenciados e deliciosos, além de combiná-los com bom vinho nacional. As aulas aconteceram nos dias 18 e 19, e foram sucesso de público.

O paulista Carlos Henrique participou do evento pelo segundo ano consecutivo e sempre que pode assiste às aulas. “Acho o evento fantástico para a cidade”, declarou.

Leidi Maura é moradora de Rio das Ostras e além de participar dos workshops, recebeu um presente da Casa Valduga. “Participei dos dois dias de aula e gostei muito. Como amanhã é meu aniversário, acabei ganhando um espumante para comemorar. Adorei!”.

O XV Festival de Frutos do Mar foi uma realização da Secretaria de Turismo, Indústria e Comércio, e conta com o apoio do Rio das Ostras Convention & Visitors Bureau, e patrocínio da Escola Internacional de Gastronomia Casa do Chef, Adega Cocoricó e Vinícola Casa Valduga, Só Peixes, Hortifruti Rei das Frutas, Sindicato de Hotéis, Bares e Restaurantes do Rio d

FONTE:
Secretaria de Comunicação Social
Departamento de Jornalismo

 

Please follow and like us:
error0
fb-share-icon20
Tweet 20
fb-share-icon20

Ronet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.