Festival de Folclore em Rio das Ostras começa nesta sexta-feira, dia 19
Cultura ao alcance de todos.
É com essa proposta que os alunos do curso de Produção Cultural da Universidade Federal Fluminense (UFF), Polo Universitário de Rio das Ostras (Puro), realizam o Festival de Folclore do município. O evento visa promover as manifestações de cultura popular da região. A programação tem início nesta sexta-feira, dia 19, e se estende por todo o final de semana, encerrando as atividades no domingo, 21, na Tocolândia, em Costazul, com entrada franca.
Pretendendo resgatar as manifestações culturais locais e dar espaço e visibilidade para os artistas da região, o projeto inaugura um movimento importante para o desenvolvimento cultural da cidade.
Shows de banda do cenário independente, danças, brincadeiras folclóricas, leitura e rodas de capoeiras prometem o sucesso do evento, cuja proposta visa sua manutenção anual no calendário cultural do município. De acordo com os organizadores, cerca de 3 mil pessoas deverão passar pelas dependências da Tocolândia durante os três dias de evento.
O Festival é voltado para público de todas as idades, com proposta de caráter popular e tem o objetivo de incentivar o interesse pela cultura regional e suas diversas manifestações, com foco na produção observada em cidades da Região dos Lagos e do Norte Fluminense. O projeto pretende ainda estabelecer a Tocolândia como espaço de referência para a realização de eventos socioculturais, tais como shows, exposições, peças teatrais, entre outros.
Programação
19/08 – Sexta-feira
19 às 19h10 – Abertura oficial do festival
19h10 às 19h40 – Apresentação da Orquestra Infantil Casulo
20h às 21 h- Show de forró pé-de-serra com o Trio Luar de Iguará
20/08 – Sábado
17h às 18h30h – Palestra sobre Folclore com Gilmar Rocha – Antropólogo e professor da Universidade Federal Fluminense
19h às 20h30 – Roda de Capoeira com o Grupo Capoeira Brasil
20h30 às 21h – Maculelê e Samba de Coco com o Grupo Capoeira Brasil
21/08 – Domingo
10h30 às 11h – Abertura do Projeto Leitura Viva
11h às 13h – Circuito de brincadeiras folclóricas com Mariana Magalhães
15h às 16h30 – Projeto Leitura Viva – Contação de histórias infantis e oficina
16h30 às 17h30 – Oficina de Percussão com Ricardo Belucia
18h às 19h – Show com o Grupo Água da Mina
FONTE:
Departamento de Jornalismo
Secretaria de Comunicação Social