Festival de Atletismo reúne paratletas do Estado em Rio das Ostras

Cerca de 30 crianças e jovens, com idade entre 13 e 18 anos, participaram do Festival de Atletismo voltado para pessoas com deficiência intelectual, realizado nesta quinta, 26, no Centro Esportivo Francisco Leite.

Os competidores participaram de provas de corrida (100, 300 e 400 metros rasos), salto em distância, arremesso de peso, lançamento de pelota e de dardo. O objetivo do evento é revelar talentos para o paraesporte no Município e no Estado.

Nas pistas, os atletas fizeram bonito.  Luciano, de 13 anos, mostrava sua empolgação participando da prova de 100 metros, para a alegria de quem acompanhava a competição do lado de fora: sua mãe, Raimunda Gomes da Cruz. Ela soube do Festival pelo Projeto de Paraesporte que está sendo implantado pela Prefeitura de Rio das Ostras. “Ele ficava muito dentro de casa e aqui se soltou. É um projeto muito bem pensado. Muita gente precisa desse apoio. Aqui ele fez amigos, recebe carinho. Está feliz”, comemora Raimunda.

Entre os participantes, havia também a equipe de nove integrantes da Apae de Rio das Ostras. A diretora da entidade elogiou a iniciativa. “É muito bom saber que a Prefeitura está com os olhos voltados para as pessoas com deficiência no Município. É um trabalho de formiguinha, que temos realizado há nove anos. É preciso muita dedicação”, revela Débora Dutra.

PROJETO DE PARAESPORTE – A iniciativa está inserida no projeto de Paraesporte que busca promover a inclusão de pessoas com deficiência física ou intelectual por meio do esporte. Na primeira fase, está sendo realizado o cadastramento de pessoas com deficiência interessadas em participar das atividades oferecidas pela Secretaria de Esporte e Lazer. Cerca de 150 pessoas foram cadastradas até o momento. O processo está sendo realizada em todas as localidades do Município, com equipes percorrendo as residências.

Após passar por Praia Âncora, Jardim Mariléa, Nova Esperança, Centro, Nova Cidade e Recanto, as equipes da Secretaria de Esporte estão em Palmital até esta sexta, 27. Na semana que vem, é a vez de Cidade Praiana, e de 7 a 11 de outubro, Mar do Norte será contemplada com a visita dos profissionais do Paraesporte. Quem preferir pode realizar o cadastro diretamente na Secretaria de Esporte, cuja sede fica no Centro Esportivo Francisco Leite, no Village, de segunda a sexta, de 8h às 17h.

FONTE:
Departamento de Jornalismo
Secretaria de Comunicação Social

Ronet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.