Festival da Leitura de Rio das Ostras deve reunir escritores nacionais e internacionais
O evento, com duração de cinco dias, está previsto para o mês de novembro
A Prefeitura de Rio das Ostras vai promover o I Festival da Leitura, reunindo escritores nacionais e internacionais.
Para esse grande evento de incentivo à leitura estão programadas 140 horas de atrações durante cinco dias com atividades como teatro, música, contação de histórias, palestras dramatizadas, oficinas literárias e entrevistas. A realização do evento, que deverá acontecer em novembro deste ano, será por meio de uma parceria da Secretaria Municipal de Educação com a ONG Leia Brasil.
O projeto do I Festival da Leitura foi apresentando nesta quarta-feira, 24, pelo diretor da Leia Brasil, o escritor Jason Prado, ao prefeito Sabino e a secretária de Educação, Andréa Machado, que aprovaram a iniciativa.
Uma grande festa que visa despertar maior interesse do público pelos livros. Assim é apresentado o I Festival da Leitura que deve aumentar ainda mais a visibilidade do setor. Segundo o escritor e diretor da Leia Brasil, Jason Prado, atualmente o país movimenta por ano cerca de R$ 18 bilhões na comercialização de livros didáticos e de apoio.
A secretária Andréa Machado destacou que os estudantes das redes Municipal e particular de ensino de Rio das Ostras serão convidados para participar do Festival. “Atualmente, a Secretaria de Educação oferece, por intermédio do Departamento de Leitura e Arte, atividades educativas nas unidades de ensino, estimulando a participação dos alunos em peças teatrais, grupo de leituras, entre outras atividades que estimulam o gosto pelos livros”, destacou.
De acordo com o diretor da Leia Brasil, o trabalho da ONG já existe há 26 anos, levando livros à população e ampliando o interesse pela leitura. “O Festival vai trazer grandes editoras para expor suas publicações em Rio das Ostras, além de oferecer debates e atividades lúdicas. O evento também cumprirá um compromisso social com a doação de exemplares para as escolas e a Biblioteca Pública”, finalizou.
fonte:
Departamento de Jornalismo