Feira do Artesão de Rio das Ostras movimenta o final de semana

O Artesanato tomou conta da quadra do Colégio Professora América Abdalla, no último final de semana, com trabalhos em madeira de reaproveitamento, crochê, arte medieval, latonagem bonecas de pano, almofadas, patchwork e muitas outras técnicas de artesanato durante a realização da Feira do Artesão de Rio das Ostras – Feart.

O evento também teve como objetivo fomentar a produção do artesanato local, valorizar o artista e aquecer a economia, com base nesse segmento. A população também teve a oportunidade de participar de oficinas variadas relacionadas as artes plásticas.

Os expositores elogiaram a iniciativa da Prefeitura em organizar um evento voltado para a classe. Liliana Garcia, artista plástica que trabalha com latonagem e arte medieval em caixa, achou a feira uma ótima oportunidade para os artistas apresentarem seus trabalhos. “Estava tudo muito bom. A organização, o espaço e o trabalho de uma forma geral. Aproveitei bastante, troquei ideias com outros artistas e fiz vários contatos. Espero que tenham outras”, disse.

O trabalho de pintura em madeira de reaproveitamento foi a arte apresentada pelo artista Júlio Nogueira Ferreira. Ele acredita que o evento foi uma semente plantada para valorização do artesanato. “É necessário acostumarmos a população a apreciar o artesanato de uma forma geral e o trabalho de todos os artistas. Fiquei muito satisfeito com a feira e torço para que haja uma periodicidade maior a partir de agora”, declarou.

A Associação Pestalozzi de Rio das Ostras expôs o trabalho de mães dos alunos assistidos e manteve uma barraca na praça de alimentação. Segundo a diretora geral da instituição, Claudinea Afonso, a feita foi um evento maravilhoso. “ Eventos assim nos permitem arrecadar fundos para a manutenção da nossa unidade. A Prefeitura está de parabéns”, contou.

SOLIDARIEDADE – O lado social da Feart ficou por conta da arrecadação de alimentos não perecíveis e agasalhos doados pelo público que visitou o espaço. Mais de 200 quilos de alimentos e 150 agasalhos foram entregues  ao Lar de Amor e Esperança – LAE para que fosse distribuído para famílias carentes. “Achei essa integração entre os artistas maravilhosa em todos os aspectos. Ao invés de irmos direto às famílias para fazer a entrega do que recolhemos, vamos repassar para outras instituições que já fazem esse serviço de assistência e possuem famílias cadastradas. Achamos que é mais prático. Parabéns aos organizadores e obrigado a todos aqueles que doaram”, explicou Esmeralda Paes Maciel Lima, diretora do LAE

A Feart foi uma realização da Prefeitura de Rio das Ostras.

 

fonte: ASCOM – PMRO

Please follow and like us:
error0
fb-share-icon20
Tweet 20
fb-share-icon20

Ronet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.