Fã Cine atrai cinéfilos em Rio das Ostras
Exibição de curtas do cineasta Georges Méliès abriu o projeto
A Fundação Rio das Ostras de Cultura estreou neste sábado, 23, seu mais novo projeto, o Fã Cine, que apresenta clássicos do Cinema Mundial. Na primeira sessão, foram exibidos os curtas Cinderela, Le Manoir du Diablle, Le Quatre Cents Quatre, O Homem com Cabeça de Borracha, A Lua a um metro e Viagem à Lua, obras de um dos precursores do cinema, Maries Georges Jean Méliès. A apresentação aconteceu na Sala de Cinema da sede da Fundação.
Georges Méliès foi um cineasta ilusionista francês de sucesso, que usava inventivos efeitos fotográficos para criar mundos fantásticos. Além de ser considerado o “pai dos efeitos especiais”, fez mais de 500 filmes e construiu o primeiro estúdio cinematográfico da Europa. O livro “A Invenção de Hugo Cabret”, de Brian Selznick, e sua adaptação cinematográfica, são inspirados na história da vida de Méliès.
PRÓXIMA EXIBIÇÃO – O projeto Fã Cine continua no próximo sábado, 30, com a exibição do clássico “E o Vento Levou”, de Victor Fleming. Indicado a 13 prêmios Oscar em 1940, o filme conseguiu levar oito estatuetas, incluindo de melhor filme. Ainda estão na agenda do Fã Cine “O Mágico de OZ”, no dia 6 de junho, e “No Tempo das Diligências”, no dia 13 de junho.
Todos os filmes da programação têm os direitos autorais sob domínio público, baseando-se na lei nº 9.610, e não necessitam de autorizações especiais para exibição.
FONTE:
Departamento de Jornalismo