Fórum em Rio das Ostras discute regulamentação da profissão do artesão

Rio das Ostras sediou nesta quarta-feira, dia 22, o 1º Fórum Estadual das Associações, Cooperativas, Sindicatos e Entidades Organizadas de Artesãos do Estado do Rio de Janeiro. 

O evento aconteceu na Câmara Municipal e discutiu a regulamentação da profissão, por meio do projeto de lei n° 3.926/04, hoje em tramitação no Congresso Federal.

O encontro, que reuniu artesãos de vários municípios do estado, contou com a presença do prefeito Carlos Augusto, do subsecretário estadual de Meio Ambiente, Alcebíades Sabino dos Santos, do presidente da Câmara, Carlos Afonso, dos vereadores Alberto Moreira Jorge, Alcemir Jóia, Rosangila dos Santos, além da secretária de Bem-Estar Social, Márcia Almeida, entre outras autoridades.

Durante o evento, o prefeito deu as boas-vindas aos participantes e falou sobre a importância da união do grupo para a conquista de seus objetivos. Carlos Augusto também destacou seu apoio à causa dos artesãos dizendo que esta é uma forma de geração de emprego e renda que precisa ser fortalecida no país. “O que eu puder fazer para incentivar esta geração de renda no município, eu farei”, salientou o prefeito.

TEMAS – No encontro, o grupo que hoje representa 3% do PIB nacional, também discutiu sobre a fundação da Federação de Artesãos do Estado do Rio de Janeiro, com o intuito de inserir a profissão nas políticas públicas nacionais. “Precisamos que as associações sejam mais valorizadas para que haja a regulamentação da profissão, com direitos e deveres”, comentou o presidente da Associação dos Artesãos de Rio das Ostras – Ostras Arte, Luiz Marcelo de Almeida.

O Fórum foi promovido pela Comissão Nacional de Artesãos, com o apoio da Secretaria de Bem-Estar Social da Prefeitura de Rio das Ostras.

FONTE: SECOM – PMRO. 

Ronet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.