Evento marca aniversário do NASA

Jovens de Rio das Ostras comemoram aniversário do Núcleo com shows e debates

O dia era de festa, mas a programação também incluiu conversas sobre temas sérios, como drogas e relacionamento. No último dia 12, centenas de adolescentes de Rio das Ostras participaram do quarto aniversário do Núcleo de Atenção à Saúde do Adolescente – Nasa, iniciativa da Secretaria Municipal de Saúde, no Teatro Popular.

Participaram do evento jovens moradores do município, adolescentes integrantes de programas municipais, como o Jovem Cidadão, a equipe do Nasa e profissionais das secretarias que atuam em parceria com o Núcleo, incluindo a secretária de Planejamento, Rosemarie Teixeira.

A coordenadora do Núcleo, a enfermeira Andrea Vianna, apresentou os objetivos do Nasa e a equipe de saúde atuante. Andrea Vianna também falou sobre o futuro da iniciativa, que pode contribuir para a formação de um centro especialmente dedicado ao adolescente no município.

“Entre nossas metas está a extensão das parcerias, a criação da caderneta do adolescente e a implantação de um centro de referência do adolescente em Rio das Ostras”, disse a coordenadora. “Espero que esse encontro incentive outros jovens e profissionais a conhecer de perto o nosso trabalho”, completou.

Mayara Coutinho, de 16 anos, já participou dos grupos de reflexão e elogia a iniciativa.

“Foi muito legal. Eu aprendi muitas coisas, pude perguntar o que queria. A gente se sente mais à vontade porque só tem adolescente”, disse a jovem, moradora do Nova Esperança.

Nasa – A principal proposta do Núcleo de Atenção à Saúde do Adolescente é atuar na prevenção de doenças e na promoção da adolescência saudável. O Nasa conta com equipe multiprofissional, formada por clínico – geral, ginecologista-obstetra, enfermeiros e técnicos de enfermagem, psicólogos, nutricionistas, assistente social, dentista e técnico de higiene dental. Além das consultas de saúde, o Núcleo conta com grupos de reflexão de adolescentes e outro, voltado para os pais. Dentre as ações estão a oferta e orientação sobre contraceptivos, avaliação do desenvolvimento dos jovens, orientação nutricional, consulta de pré-natal, ações educativas e capacitação dos profissionais da rede municipal que lidam diretamente com adolescentes.

 

FONTE: SECOM – PMRO.

Ronet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.