Evento de combate a dengue leva Educação em Saúde à população

Dia 28 de agosto foi marcado por uma grande mobilização contra a dengue em Rio das Ostras.

Prefeitura e entidades da sociedade civil organizada se uniram para conscientizar a população sobre a responsabilidade de todos na prevenção ao mosquito.

         Quem passou pelo Centro da cidade, nos arredores e na Praça José Pereira Câmara, teve a oportunidade de conversar com os técnicos da Secretaria de Saúde, receber orientações sobre a doença e como combatê-la. Foram distribuídos cerca de 3 mil panfletos informativos.

         Nas tendas montadas na Praça José Pereira Câmara, a Secretaria de Saúde contou com o apoio dos integrantes do Núcleo de Educação Ambiental de Rio das Ostras, da ONG MARE e dos educadores e alunos de escolas municipais. A escola Elson Pinheiro apresentou uma peça teatral e a Maria da Penha de Oliveira animou o evento com sua banda de fanfarra. O mascote do município, a Ostrinha, também marcou presença na mobilização.

         Para conhecer de perto a biologia do Aedes aegypti, mais de 1.500 pessoas visitaram o mini-laboratório. A partir de maquetes, as equipes demonstraram ao público as formas de proliferação e erradicação do mosquito.

         A criançada também aprendeu como se prevenir da dengue e ainda se divertiu com o teatro interativo de fantoches. Para a coordenadora do departamento de Vigilância em Saúde, Andreia Bellei, o evento alcançou seu objetivo. “Mobilizando pessoas de todas as idades, buscamos mostrar que o combate da dengue é um dever de todos e que tem de ser feito diariamente. Não podemos nos descuidar”, concluiu.

 

FONTE:
Departamento de Jornalismo
Secretaria de Comunicação Social

Ronet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.