Evento conscientiza sobre violência contra crianças e adolescentes
Encontro com autoridades municipais, representantes da Sociedade Civil e comunidade aconteceu no Teatro Popular, em Rio das Ostras
Um momento dedicado à reflexão e ao empenho de todos pelo combate à violência em Rio das Ostras aconteceu nesta quarta, 6, em alusão ao Dia Municipal de Enfrentamento à Violência, Abuso e Exploração Sexual contra a Criança e o Adolescente, que foi instituído por lei, no ano de 2013.
O encontro, que aconteceu pela manhã, no Teatro Popular, mobilizou representantes da Administração Municipal e integrantes do Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente, Conselho Tutelar, representantes da Sociedade Civil e comunidade.
Além de esquetes teatrais e apresentações culturais, duas palestras destacaram a importância de mobilizar a sociedade em torno do tema. A delegada Juliana Rattes, titular da 128º delegacia de Rio das Ostras, falou sobre as consequências do alto índice de consumo de drogas entre crianças e adolescentes. A outra palestrante foi a Coordenadora de Políticas da Associação de Mulheres Negras e Afrodescendentes da Rasa Búzios, Sirlei de Souza.
Segundo José Luiz Porto, presidente do Fundo Municipal da Criança e Adolescentes, a data existe para uma reflexão, mas a atenção da sociedade deve ser mantida todos os dias. “É preciso observar atentamente o comportamento de nossas crianças e adolescentes. A atenção e a denúncia devem ser uma preocupação constante de toda sociedade para evitar que os agressores escapem à ação da Lei”, comentou.
Casos de agressão ou abusos contra crianças e adolescentes podem ser denunciados pelo Disque 100, ou pelos telefones do Conselho Tutelar de Rio das Ostras 2771-6365 e 2760-7384.
LEI MUNICIPAL – O Dia Municipal de Enfrentamento à Violência, Abuso e Exploração Sexual contra a Criança e o Adolescente foi criado em conformidade com a Lei Municipal N° 1809, de 2013. A lei elege o dia 6 de julho como uma data de reflexão, do poder público e sociedade, sobre a importância da proteção da criança e do adolescente. A data também acontece para marcar a tragédia que chocou Rio das Ostras, envolvendo a menina Gabrielly Batista da Silva.
FONTE:
Departamento de Jornalismo