Estudantes participam da Olimpíada Brasileira de Astronomia

Cerca de 4 mil alunos de 17 unidades municipais de ensino fizeram a prova

Rio das Ostras participou de mais uma edição da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA). Organizadas pela Sociedade Astronômica Brasileira em parceria com a Agência Espacial Brasileira e com Furnas Centrais Elétricas, as provas são abertas a estudantes de escolas públicas ou privadas que cursem do  primeiro ano do Ensino Fundamental até o último ano do Ensino Médio. Cerca de quatro mil alunos, de 17 unidades da rede municipal, realizaram a prova no último dia 14.

“Apresentamos as questões das provas dos anos anteriores aos professores, que trabalharam esses conteúdos com os alunos em sala de aula. Muitos passaram a se interessar mais pela Astronomia e estavam empolgados com a participação nas olimpíadas”, afirma a educadora Norma Pinheiro, que coordenou a aplicação dos testes nas turmas dos anos iniciais do Ensino Fundamental na Escola Municipal Maria da Penha de Oliveira, no Palmital.

Aluno do 5º ano da escola Maria da Penha de Oliveira, Abel Sobrinho de Freitas Vianna, de 10 anos, aguardava com ansiedade o dia da prova. “Gosto muito de estudar sobre o universo e, quando crescer, quero ser cientista”, conta. Além de acompanhar com atenção o conteúdo passado nas aulas, Abel ainda fez pesquisas na Internet para se preparar para a OBA.

A Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica ocorre nas próprias escolas e tem uma única fase. A participação dos alunos é voluntária e não há obrigatoriedade de número mínimo ou máximo de alunos. Ao final da OBA, todos os estudantes recebem um certificado de participação, assim como os professores envolvidos no processo e também os diretores escolares.

 

FONTE: SECOM – PMRO.

Please follow and like us:
error0
fb-share-icon20
Tweet 20
fb-share-icon20

Ronet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.