Estado continua a capacitação em Práticas Integrativas em Saúde em Rio das Ostras

Município foi escolhido como polo da Baixada Litorânea para realização das oficinas, voltadas para servidores da área
Dando continuidade à capacitação das equipes da Atenção Primária das secretarias de Saúde dos municípios da Região da Baixada Litorânea em Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS), representantes do Governo do Estado ministraram mais duas oficinas na terça-feira, dia 24, no Teatro Municipal Joel Barcellos, em Rio das Ostras. O objetivo é qualificar ainda mais os servidores da Atenção Primária para aplicação das PICS.
Dessa vez, a coordenadora das PICS da Secretaria de Estado de Saúde, Nice Santos Carvalho; e a assessora técnica Ana Couto, ministraram oficinas de Automassagem e Auriculoterapia, com orientações práticas e teóricas. “Essas são ações muito importantes para garantir uma melhoria na qualidade de vida do cidadão e na prevenção de doenças. A nossa ideia é capacitar todos os territórios do Estado com as PICS porque essas são práticas muito importantes”, explicou Ana Couto.
Com relação à aplicação dessas práticas, o Estado do Rio de Janeiro ocupa a quarta colocação no Brasil, segundo fontes do Ministério da Saúde. “Essas oficinas servem para que os Municípios possam alinhar suas ações com o Plano Estadual de Saúde, visando a melhoria dos índices e indicadores”, informou Nice Carvalho.
INSCRIÇÃO – Em Rio das Ostras, os interessados em se inscrever nessas Práticas devem mandar uma mensagem de texto para o número (22) 99745-6869 e, então, receber um formulário para fazer a inscrição.
“Aqui no Município contamos com as práticas de Acupuntura, AutoMassagem, AutoAlongamento,
AUTOMASSAGEM – A automassagem é uma prática em que a pessoa aplica técnicas de massagem em si mesma para promover relaxamento, aliviar dores e melhorar o bem-estar. Ela pode incluir movimentos circulares, pressão em pontos específicos e alongamentos, com o objetivo de estimular o fluxo sanguíneo e liberar tensões musculares.
Dentre os benefícios estão o alívio de dores e tensões, melhora da circulação sanguínea, e sensação de relaxamento e bem-estar.
AURICULOTERAPIA – A auriculoterapia, também conhecida como acupuntura auricular, é uma prática terapêutica que se baseia na estimulação de pontos específicos na orelha para tratar e diagnosticar diversas condições de saúde. Originária da Medicina Tradicional Chinesa, ela considera a orelha como um microssistema onde todo o corpo está representado, e a estimulação desses pontos pode influenciar o equilíbrio energético e a função dos órgãos e sistemas.
A auriculoterapia funciona pela estimulação de pontos específicos na orelha, que correspondem a diferentes partes do corpo e órgãos. A estimulação desses pontos visa desbloquear canais de energia, promover o equilíbrio energético do corpo e aliviar sintomas de diversas condições.
Dentre os benefícios estão alívio da dor, incluindo dores crônicas e pós-operatórias; redução de estresse, ansiedade e depressão e outros.