Escritor Augusto Cury abre ano letivo em Rio das Ostras
Cerca de 1500 pessoas compareceram ao camping de Costazul na noite de segunda-feira, dia 6, para a abertura do ano letivo de Rio das Ostras.
Convidado pela Secretaria de Educação da Prefeitura, o psiquiatra e escritor Augusto Cury palestrou e levou motivação aos educadores com a sua proposta pedagógica dedicada à melhoria do desempenho escolar, ao respeito entre os alunos, ao aperfeiçoamento das relações interpessoais, à aproximação da família e à promoção da saúde emocional dos professores.
O renomado escritor Augusto Cury conseguiu fazer com que as milhares de pessoas presentes à palestra se mantivessem em silêncio, concentradas do início ao fim. Ele abordou a área da psiquiatria para elaborar conceitos de educação durante a exposição.
Cury falou sobre ansiedade, timidez, solidão e ciúme para mostrar como é possível trabalhar essas características em si mesmo e na relação com os outros. Para o escritor, Rio das Ostras se mostra no caminho de uma educação que investe na formação e não apenas na informação.
O prefeito Carlos Augusto enalteceu algumas conquistas dos profissionais de educação, entre elas a criação do Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos – PCCV. Ele disse que os educadores merecem muito mais, “pelo comprometimento e amor com que atuam”. “O PCCV é um sonho realizado. A educação pública de Rio das Ostras só é de excelência por causa do gabarito dos nossos profissionais, tão bons ou até melhores que os de escolas privadas. Como prova da qualidade de ensino oferecida, é que a nossa cidade cresce todos os dias, com a expansão da rede de ensino”, informou o prefeito.
Professora de Língua Portuguesa da Rede Pública, Vilmara Storck confirma que o Plano de Cargos e Salários era algo esperado há muito tempo pelos profissionais de educação e que a conquista foi fruto de muita dedicação. “Agradeço à Administração Pública o reconhecimento. Achei justo o Plano de Cargos. Agora, trabalhamos ainda mais motivados”, declarou Vilmara.
Durante a solenidade de abertura do ano letivo, a secretária de Educação, Maria Lina Paixão, disse que confia demais em todos os trabalhadores, que também realizam suas atividades com responsabilidade, gerando resultados positivos. “Esses resultados devemos também aos pais, que participam e conseguem contribuir para fazer o diferencial no ensino de nossa Rede Municipal”.
Na ocasião, o presidente da Câmara Municipal, vereador Carlos Afonso, fez uma surpresa e entregou a Augusto Cury o Título de Cidadão Riostrense, revelando que o escritor foi muito influente em sua vida. “O doutor Cury representa a evolução na educação”, avaliou Carlos Afonso.
Presenças – Estiveram presentes na abertura do ano letivo o vice-prefeito, Wilton Broder, a filha do palestrante, Camila Cury, a diretora da Casa da Educação, Edilane Balthazar, os vereadores Ademir Mendes e Rosenildo Viana, além de secretários municipais.