Escola de Skate de Rio das Ostras destaca campeões

Dezenas de crianças e jovens participam das aulas que acontecem de segunda a quinta-feira, na Praça de Skate, em São Cristóvão

Quem chega à localidade de São Cristóvão, em Rio das Ostras, encontra uma praça desenvolvida especialmente para os gostam de andar de Skate. O esporte, que há nove anos tem despertado o interesse de dezenas de jovens na cidade, possui um projeto para ensinar a desenvolver essa prática. A “Escola de Skate” já destaca seus alunos em diversos campeonatos.

 “Não é apenas um meio de transporte e sim uma atividade que propicia o desenvolvimento da criatividade e do lazer. Nosso objetivo é despertar nas crianças e jovens práticas saudáveis de forma segura e consciente, por isso trabalhamos com profissionais especializados”, conta o coordenador do projeto José Renato Campos.

O projeto “Escola de Skate”, da Prefeitura de Rio das Ostras, tem atendido cerca de 150 pessoas de diversas idades. Suas aulas não são divididas por categorias para que os alunos se interajam mais. A estrutura da praça, as aulas e os destaques dos alunos em campeonatos tem feito o município ser referência em diversos lugares como Rio de Janeiro, Angra dos Reis e Volta Redonda.

Anualmente a Secretaria de Esporte e Lazer organiza dois eventos relacionados ao esporte: o Campeonato Interno da Escola de Skate, que está na sexta edição, e o Open de Skate, que está na sétima edição.

Juliana Monteiro é campeã no Campeonato Municipal Amador e heptacampeã no Estadual. A atleta conta que o skate é mais que um esporte e sim um estilo de vida. “Me sinto livre, cheia de adrenalina e ainda fico mais criativa. Me encontrei praticando o skate. Desde muito cedo fui estudando e aperfeiçoando minhas performances, nunca desisti de me empenhar para ganhar meus títulos”, relata a jovem.

Para o Secretário de Esporte e Lazer de Rio das Ostras, Carlos Alberto Martins, promover a participação de campeonatos em outros lugares é importante para  incentivar a competição sadia. “Batalhamos para conseguir levar nossos alunos para participar de outros campeonatos para que conheçam outras escolas. Incentivamos a competição, a perseverança, o aprendizado quando houver a derrota e a descoberta de poder aprimorar sempre, para conquistar e vitória”, conta.

 A praça São Pedro também é cenário de skatistas. Fabrício França é um deles. “Saio todos os dias do trabalho e venho com meu skate para cá. Fazer manobras radicais olhando para o mar é bom demais e Rio das Ostras me proporciona esse lazer e eu não abro mão dele”, conta.

Aline Lima, mãe do bicampeão estadual na categoria infantil Luiz Eduardo Lima, elogia o projeto. “Meu filho começou a se interessar pelo esporte com apenas 4 anos, se não tivéssemos o incentivo da Prefeitura, que oferece aulas de skate, certamente ele não teria tantas vitórias com apenas 10 anos de idade”, conta.

         A Escola de Skate funciona na Avenida amazonas, s/nº, na Extensão Novo Rio das Ostras, em São Cristóvão. As aulas acontecem de segunda a quinta-feira, de 8h às 17h. Mais informações pelo telefone 2771-1519.

O SKATE – Chegou ao Brasil na década de 60, mas somente nos anos 80 foi impulsionado, principalmente, pela mistura da influencia do movimento Punk e a ênfase no hip hop. Nos anos 90 a prática do skate começou o tomar o rumo profissional.  

FONTE:
Departamento de Jornalismo
Secretaria de Comunicação Social

Please follow and like us:
error0
fb-share-icon20
Tweet 20
fb-share-icon20

Ronet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.