Equipe técnica de Rio das Ostras faz planejamento plurianual da Educação

Plano de Ações Articuladas (PAR) diagnostica e traça metas, possibilitando assistência técnica e financeira do MEC 

Rio das Ostras está começando a elaborar o Plano de Ações Articuladas (PAR), planejamento plurianual da política de Educação. Na primeira reunião da equipe técnica, realizada na quarta-feira, 13, no auditório da Secretaria de Educação, foram apresentadas todas as etapas, finalidades e atribuições do plano, referente ao período 2016-2019.

“O compromisso que temos com o desenvolvimento educacional não se limita a nossa gestão. Estamos reunindo uma equipe técnica capacitada e responsável para realizar um trabalho minucioso de análise e definir prioridades. O Plano de Ações Articuladas tem o objetivo de planejar e traçar metas para o setor nos próximos anos”, explicou a secretária de Educação, Andréa Machado.

 

Além da secretária de Educação, integram a equipe do PAR representantes do Gestor Municipal, do Conselho Municipal de Educação, dos supervisores educacionais, dos professores, dos diretores, dos coordenadores escolares, do setor administrativo das escolas, dos conselhos escolares   e da equipe técnica da Secretaria de Educação.

 

TODOS PELA EDUCAÇÃO – O Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação, instituído em 2007, foi assinado pelo Distrito Federal, 26 estados e 5.563 municípios. O passo seguinte foi a elaboração do Plano de Ações Articuladas (PAR), planejamento multidimensional da política de educação.   

 

 

A dinâmica do PAR tem três etapas. As duas primeiras, o diagnóstico da realidade local da educação e a elaboração do plano, são de competência do município/estado. A terceira, que consiste na análise técnica do plano, é feita pela Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação (MEC) e pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

 

 

Depois da análise técnica, a Prefeitura assina um termo de cooperação com o MEC, do qual constam os programas aprovados e classificados segundo a prioridade municipal. O termo de cooperação detalha a participação do governo federal, que pode ser com assistência técnica por um período ou pelos quatro anos do PAR e assistência financeira.

FONTE:

Secretaria de Comunicação Social
Departamento de Jornalismo
Please follow and like us:
error0
fb-share-icon20
Tweet 20
fb-share-icon20

Ronet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.