Entrega de certificados dos Cursos de Qualificação reúne centenas de alunos na Vila Olímpica

O prefeito Carlos Augusto participou da solenidade e falou do orgulho de Rio das Ostras estar em 1º lugar no Índice da Firjan de Geração de Emprego

A Secretaria de Ciência e Tecnologia reuniu no último sábado, dia 15, na Vila Olímpica, no Âncora, os alunos que concluíram um dos 14 cursos do Programa de Qualificação Profissional oferecidos este ano para à população. Apenas, neste segundo semestre, foram 1.500 certificados de conclusão e, ao longo do ano, três mil pessoas foram qualificadas pelo poder público.
A solenidade de entrega contou com a presença do prefeito Carlos Augusto que fez questão de participar da cerimônia. O prefeito destacou que hoje se sente muito orgulho ao ver que o empenho de cada um dos moradores de Rio das Ostras contribuiu para que o município alcançasse o 1º lugar no Índice de Emprego e Renda, da Firjan, no Estado do Rio de Janeiro. e ocupasse a 6º na colocação nacional.
“Sabemos que grande parte dos moradores de Rio das Ostras veio de outras cidades do país ou até mesmo do exterior. Antigamente, importávamos profissionais e hoje temos a consciência que estamos possibilitando a formação de um trabalhador qualificado, para ocupar uma das vagas oferecidas pelas empresas que estão se instalando no município, ou até mesmo exportando profissional para outras cidades. Não é a toa que a cidade de Rio das Ostras é que mais cresce no país”, concluiu Carlos Augusto.
Demétrio de Oliveira Siqueira, 40 anos, casado, pais de dois filhos e há seis morando em Rio das Ostras é um exemplo dos benefícios da qualificação. Antes mesmo de receber o certificado de conclusão do Curso de Salvatagem, ele conseguiu uma vaga em uma grande empresa do setor Off Shore e começa 2013 empregado.
“A minha vida começou a mudar quando procurei o curso na Secretaria de Ciência e Tecnologia. Meus horizontes aumentaram e com ele o meu futuro e de minha família. Depois de ficar seis meses sem emprego, posso voltar a sorrir. Vou começar o novo ano empregado e com chance de crescer profissionalmente. E isto só aconteceu porque fiz dois cursos, o de Salvatagem e de Almoxarife, que me qualificaram para entrar no mercado de trabalho”, comentou Demétrio.
Outra moradora que tem muito a comemorar é a auxiliar de Recursos Humanos, Nilcilene da Costa Botelho. Sua vida começou a mudar quando, em 2007 ela entrou para a Faculdade de Administração. No ano seguinte, passou no concurso público da Rio das Ostras e agora concluiu o curso de Informática Administrativa. Muita emocionada, Nilcilene disse que continuará se qualificando.
A secretária de Ciência e Tecnologia, Kátia Brandão, destacou que o profissional do século XXI que não se qualificar terá menos chances de se manter no mercado, que está cada vez mais exigente. “Eu me sinto orgulhosa de fazer parte da história de muitos moradores de Rio das Ostras, cidade que estou vendo crescer junto com seu habitantes. O município está entre as melhores do país para se viver porque oferece três fatores: saúde, educação e geração de emprego”, finalizou.
Outro exemplo que só através da educação se cresce no país é a história da família de Nilce Soares Rocha Martins, que há cinco anos veio morar em Rio das Ostras e há dois trouxe a filha Aronilce Soares Pinto Ferraz para o município junto com o marido Celso dos Santos e as duas filhas. Uma delas Priscila, junto com a avó e a mãe fez o curso de Gerência de Lojas. As três mulheres receberam o certificado e se sentem preparadas para entrar no mercado de trabalho.

FONTE:
Departamento de Jornalismo
Secretaria de Comunicação Social

Please follow and like us:
error0
fb-share-icon20
Tweet 20
fb-share-icon20

Ronet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.