Encontro Municipal de Cultura em Rio das Ostras

Encontro Municipal de Cultura em Rio das Ostras reúne gestores, estudantes e artistas

Representantes do governo estadual promoveram encontro para discutir temas e aspectos culturais relevantes da cidade

A Casa da Cultura Bento Costa Júnior sediou na tarde desta quinta-feira, dia 8, um encontro entre gestores públicos, artistas, organizações não-governamentais, além de estudantes e produtores culturais da cidade. Organizado pela Secretaria de Cultura do Estado do Rio de Janeiro, em parceria com a Fundação Rio das Ostras de Cultura, a reunião teve o objetivo de fomentar o diálogo e recolher subsídios para elaboração do Plano Estadual de Cultura.

Representando o grupo que coordena o Plano Estadual de Cultura, o músico Zeca Barros foi o interlocutor do encontro em Rio das Ostras. Segundo ele, o município tem como diferencial os investimentos públicos em cultura.

“A Fundação Rio das Ostras de Cultura tem uma história na cidade e conta com um Centro de Formação Artística nas áreas de música, dança e teatro, sem falar de outros espaços e eventos. Rio das Ostras também tem potencial turístico e isso precisa ser considerado”, afirma Zeca.

Segundo o representante do governo estadual, o encontro é um dos momentos de elaboração do plano. Além disso, os gestores públicos vão responder um questionário e no dia 29 de maio haverá um encontro regional em Saquarema, reunindo representantes de vários municípios.

A presidente da Fundação Rio das Ostras de Cultura, Selma Rocha, disse que o encontro foi importante por possibilitar que os novos artistas e produtores culturais conheçam a trajetória já percorrida nessa área na cidade.

“A Fundação existe há quase 13 anos e tem desenvolvido desde então um trabalho responsável e consciente para a cultura de Rio das Ostras, com uma equipe determinada em construir e manter os programas e projetos, eventos, preservar a história e memória documental da cidade”, diz Selma.

Estudantes e professores do curso de Produção Cultural do polo da Universidade Federal Fluminense também participaram do encontro. Os representantes do governo estadual visitaram, depois da reunião, o Museu de Sítio Arqueológico Sambaqui da Tarioba e o Centro de Formação Artística de Música, Dança e Teatro.

FONTE: Secretaria de Comunicação Social

Ronet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.