Encontro com quem gosta de colorir reúne adultos e crianças em Rio das Ostras
O evento também inaugurou o Projeto Natureza e Cor, que será desenvolvido pelo Cedro – Centro de Educação Ambiental de Rio das Ostras
Crianças e adultos colorindo juntos, num momento de lazer e integração entre as famílias.
Esse foi o clima do I Encontro com Quem Gosta de Colorir, promovido no último sábado,15, pela Secretaria do Ambiente de Rio das Ostras, no Parque Municipal. Além de trocar conhecimentos sobre a arte de dar cor a desenhos, os participantes ainda curtiram uma manhã de sol em um dos locais mais bonitos da cidade, em meio à natureza. O evento também inaugurou o Projeto Natureza e Cor, que será desenvolvido pelo Cedro – Centro de Educação Ambiental de Rio das Ostras, com objetivo de propor uma reflexão sobre as questões ambientais a partir de trabalhos manuais que envolvam cores e formas.
A responsável pelo evento, Nathalia Ferreira, coordenadora do Cedro, falou ao público sobre a arte de colorir e dividiu com os presentes informações sobre técnicas e sobre os efeitos positivos dessa prática.
“A nossa proposta é apresentar a arte de colorir como um prazer que reduz o estresse. Além disso, esse encontro é uma oportunidade de reunir as famílias, em um espaço gratuito, em contato com a natureza. A natureza é fonte de inspiração e contribui para a criatividade”, explica Nathalia.
O evento atraiu adeptos das cores de diferentes idades. Neide Bensi, do Mar do Norte, tem 65 anos. Professora de Educação Infantil, Neide estava há 20 anos sem realizar trabalhos desse tipo até se reaproximar do lápis de cor e giz de cera para brincar com a neta.
“Sempre incentivei meus alunos a desenhar, a desenvolver a criatividade e agora voltei a me interessar pelas cores, graças à minha neta”, conta a moradora.
A jovem Lorrainy Domingues, de 14 anos, viu um folder do evento e logo se interessou por participar. Ela é aluna do curso livre de Desenho da Fundação Rio das Ostras de Cultura. “Quero aprender a colorir a cada dia mais e melhor para dar vida aos meus desenhos”, explica.
Ao lado dela, Nívea Félix, de 30 anos, moradora da Extensão do Bosque, disse que “não desenha nem um traço”. Sua paixão é pelas cores e para desenvolver essa vocação e interesse, Nivea compra livros para colorir para adultos e até livros infantis. “Eu levo para casa até os blocos de brindes que são dados em aniversários. Tudo que possa ganhar cor me interessa”, fala a moradora da Extensão do Bosque, enquanto mostra desenhos e mais desenhos coloridos por ela, que usa lápis, giz e até maquiagem para colorir seus trabalhos.
De acordo com Nathalia, o “Encontro com Quem Gosta de Colorir” será itinerante para que as famílias conheçam e utilizem os espaços públicos municipais.
NATUREZA E COR – O encontro lançou o Projeto Natureza e Cor, que será desenvolvido pelo Cedro em escolas, associações de moradores, igrejas e outras instituições, como forma de sensibilização, reflexão e discussão acerca de problemas ambientais. Enquanto desenvolvem trabalhos com cores e formas, os participantes se tornam verdadeiros atores sociais em prol da mudança de hábitos em relação ao meio ambiente.
—
Secretaria de Comunicação Social