Encontro com professores e diretores marca início do ano letivo em Rio das Ostras

Secretaria de Educação realizou um encontro de boas-vindas com os mais de 1300 profissionais

A Secretaria de Educação de Rio das Ostras promoveu um encontro com todos os professores e diretores da rede municipal de ensino para marcar o início do ano letivo. Mais de 1300 profissionais compareceram na quarta-feira, dia 2, ao Colégio Municipal Professora América Abdalla e foram recebidos pela secretária Maria Lina Paixão e pela diretora da Casa da Educação, Edilane Carvalho.
 
A programação começou com as boas-vindas da diretora da Casa da Educação que ressaltou a importância do reencontro para o início do ano letivo.
 
Em seguida, a secretária Maria Lina falou sobre a importância da implantação de práticas pedagógicas renovadas para atrair a atenção dos alunos e de incentivar as mudanças.
 
A palestra de abertura foi ministrada por duas psicólogas da rede municipal – Daniele Marinho e Daniela Assumpção, que falaram Bullying (violência física e psicológica entre alunos). Asecretária de educação falou sobre o papel da escola e dos educadores para superar esse problema. “Na escola, temos a responsabilidade e o dever de orientar nossas crianças e jovens para a aceitação do outro, para a compreensão de que as condutas preconceituosas ou intolerantes só colaboram para a degradação das relações e o desenvolvimento entre as pessoas”, disse Maria Lina.
 
Na quinta-feira, dia 3, a palestra “Arte, Música e Educação”, do escritor MarceloTiago, da editora Ática Scipione fala para os professores sobre a obrigatoriedade do ensino de artes e música e a importância deste conteúdo para os alunos.
 
Expectativas – Os profissionais chegam com muitas expectativas para o ano letivo de 2011, e reconhecem a importância dessa qualificação.
Jerusa Gomes de Souza é professora do 1º segmento e ingressou na rede municipal de educação em 2010. “No ano passado me senti bem acolhida pela secretaria, pelos meus colegas professores e, principalmente, pela diretora da Escola Municipal José Luiz de Lemos, onde trabalho. Estes encontros sempre nos apresentam temas interessantes que acabamos levando para dentro da sala de aula”, disse.            
A professora de matemática Maria José Monnerat já faz parte da equipe da secretaria de Educação há 10 anos, e ressalta a contribuiçãoda troca de experiências entre os profissionais e a confraternização que este evento de início do ano letivo proporciona. “É importante esse momento de rever os amigos de trabalho e discutir temas atuais como o bullying, por exemplo. Tudo isso contribui com as nossas ações na sala de aula e proporciona momentos de reflexão quanto a atitude de nós, professores”, explica a conhecida Zezé, que leciona nas escolas municipais Fany Batista e Maria da Penha de Oliveira.

FONTE:
Secretaria de Comunicação Social
Departamento de Jornalismo

Ronet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.