Empresários e gestores do Amapá visitam Zona Especial de Negócios de Rio das Ostras

Uma comitiva de empresários e gestores do Amapá, além de representantes do Sebrae, da Federação das Indústrias e da Universidade Federal do Amapá, visitou nesta quarta-feira, dia 17, a Zona Especial de Negócios (ZEN) de Rio das Ostras. A comitiva se encontrou, no auditório do Centro de Qualificação Profissional da ZEN, com a Secretária de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Rio das Ostras, Carla Ennes e equipe.

Recentemente foram descobertas reservas de Petróleo no Amapá e, num futuro próximo, vários municípios irão receber os impactos da exploração. Com o objetivo de se preparar, o grupo veio conhecer o case de sucesso da ZEN de Rio das Ostras. Atualmente esta importante área industrial concentra 42 empresas.

 

Após a visita às indústrias da ZEN, onde assistiu a uma apresentação sobre a iniciativa e fez vários questionamentos à secretária Carla Ennes, a comitiva foi recebida pelo prefeito Sabino, na sede da Prefeitura. Ele explicou que a receita de impostos obtida com as empresas localizadas num aglomerado industrial pode compensar a diminuição do repasse dos royalties, garantindo o desenvolvimento econômico. “A demanda por serviços públicos explode com o alto crescimento populacional verificado nas cidades que exploram o Petróleo e Gás. Precisamos vencer o desafio de estruturar os municípios para esta realidade. Não podemos ficar dependentes dos royalties”, ressaltou.

 

No encontro, Alfeu Dantas Júnior, presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae no Amapá,  destacou que a comitiva pretender levar o modelo de gestão da ZEN para o estado. “Voltaremos em breve com uma equipe técnica para preparar este processo. Agradecemos a oportunidade de conhecer esta experiência positiva de Rio das Ostras com a instalação e funcionamento da Zona Especial de Negócios”, afirmou.

 

 

 

FONTE:

Secretaria de Comunicação Social

Departamento de Jornalismo

Please follow and like us:
error0
fb-share-icon20
Tweet 20
fb-share-icon20

Ronet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.