Em Rio das Ostras crianças aprendem desde cedo a cuidar da saúde da boca

Este ano o Projeto Sorridente incorpora-se ao calendário letivo da rede municipal

A edição 2009 do Projeto Sorridente, da Secretaria de Saúde de Rio das Ostras, começou na terça-feira, dia 3, na Escola Municipal Ondina Pinto Marcondes, no Praia Âncora. A Prefeitura incrementou a iniciativa, que passa a integrar o calendário letivo da rede municipal e a contar com participação mais efetiva dos pais e professores. Até o final do ano, todas as escolas da rede municipal vão participar do Sorridente, atendendo a cerca de 15 mil estudantes.

O Sorridente é voltado para orientação de Saúde Bucal a alunos de 6 a 12 anos da rede municipal. As crianças aprendem sobre escovação, cuidados com a saúde e ainda recebem aplicação de flúor e um kit de higiene bucal, com escova e pasta de dente. As escolas são visitadas duas vezes por ano. Em 2008, foram distribuídos 33 mil kits de higiene.

Apoio de pais e educadores – Com as visitações da equipe previstas no calendário letivo da rede, foi possível montar um cronograma fixo, permitindo uma maior integração entre o trabalho da Secretaria de Saúde e os conteúdos desenvolvidos pela Secretaria de Educação. Os técnicos da área de Saúde Bucal terão encontros de conscientização com os pais e professores e o Sorridente também conta agora com supervisão técnica diária. Participam do projeto dentistas e técnicos de higiene dental (THD).

“Estamos buscando uma maior integração dos pais e professores com o projeto para garantir um bom trabalho preventivo. A criança deve cuidar da saúde bucal em sua rotina diária, em casa e na escola; assim, vamos reduzir o índice de cáries no município”, explica a coordenadora do Programa de Saúde Bucal Germana D´Assunção.

Os alunos participam de palestra informativa e recebem o kit de higiene, depois seguem para a escovação – sob orientação dos THDs –  e aplicação de flúor. A linguagem e técnicas de orientação são direcionadas à faixa etária dos alunos. Para mostrar aos pequeninos a importância do cuidado com a boca, os técnicos utilizam atividades lúdicas, como teatro e desenhos animados.

Cristian Lucas, de 6 anos, mostra que aprendeu a lição: “a gente tem que escovar os dentes todos os dias, não pode comer doce todo dia e também não pode emprestar a escova para ninguém”, diz o aluno da Escola Ondina Pinto Marcondes.

FONTE: Secretaria de Comunicação Social

Ronet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.