Educadores de Rio das Ostras discutem Base Nacional Comum Curricular

Documento tem o objetivo de apontar o que estudante brasileiro precisa aprender da Educação Infantil ao Ensino Médio

Rio das Ostras iniciou no mês de outubro as discussões sobre o documento preliminar da Base Nacional Comum Curricular (BNC), apresentado pelo Ministério da Educação.

O objetivo do documento é apontar o que todo estudante brasileiro precisa aprender, desde a Educação Infantil até o final do Ensino Médio.

O documento preliminar da BNC foi elaborado por professores da educação básica e das universidades, coordenadores pedagógicos e técnicos das secretarias de educação, municipais e estaduais. Depois de publicada, a proposta foi aberta ao debate público por meio do endereço eletrônico http://basenacionalcomum.mec.gov.br/#/site/conheca

A BNC é constituída pelos conhecimentos fundamentais aos quais todos os estudantes brasileiros devem ter acesso nas áreas de Linguagens, Matemática, Ciências Humanas e Ciências da Natureza para que seus direitos à aprendizagem e ao desenvolvimento sejam assegurados.

Esses conhecimentos devem constituir uma base comum (60%) do currículo de todas as escolas brasileiras. Já a parte diversificada (40%) deve ser construída em diálogo a partir da realidade de cada escola, em conformidade com a cultura local e as experiências do sistema educacional.

 

Professores, estudantes e qualquer cidadão podem participar em caráter individual, cadastrando-se no Portal e enviando as suas propostas. Também é possível contribuir por meio do debate promovido na Secretaria de Educação ou nas escolas. Outra forma de colaborar é por intermédio das associações profissionais ou de qualquer outra natureza. Os três canais estão organizados no Portal.

 

TRAJETÓRIA – A secretária de Educação de Rio das Ostras, Andréa Machado, participou no mês de setembro, em Brasília, das discussões da BNC, representando os gestores do setor do Estado Rio de Janeiro.

 

No dia 2 de outubro, a Secretaria de Educação promoveu reunião de orientação aos diretores de escolas públicas e privadas do município com o objetivo de informar sobre os procedimentos da consulta pública.

 

Uma mobilização municipal aconteceu no último dia 21, nas unidades de ensino, com a participação da comunidade e de membros dos conselhos escolares. Neste mesmo dia, a Secretaria de Educação reuniu os membros dos Conselhos ligados à Educação e do Fórum de Educação, além dos servidores da secretaria para apresentação da BNC.

 

FONTE:

Secretaria de Comunicação Social
Departamento de Jornalismo

Ronet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.