Educação promove II Feira de Matemática de Rio das Ostras
Evento reunirá trabalhos produzidos por alunos e professores da Rede Municipal de Ensino
A Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Lazer promove, no próximo dia 22, a II Feira de Matemática de Rio das Ostras – Fematro. O evento reunirá jogos e projetos científicos desenvolvidos por alunos e professores, com foco na disciplina. A iniciativa envolverá 54 trabalhos, totalizando 173 estudantes expositores de 20 escolas. A ação conta ainda com a visitação das demais unidades da Rede Municipal, estimulando a valorização e a troca de experiências entre as comunidades escolares.
Em sua segunda edição, a Fematro traz o tema “Vivenciando a matemática e suas tecnologias: dos jogos aos trabalhos científicos”. A ação visa à criatividade e à inventividade dos alunos, além de incentivar o interesse e o encantamento pela matemática e ressaltar os trabalhos realizados em sala de aula pelos profissionais da educação.
“A Fematro congrega as diversas atividades realizadas nas escolas para o ensino da matemática de forma divertida, lúdica e eficaz. A Rede Municipal de Rio das Ostras vem despontando como o celeiro de talentos na disciplina, com alunos premiados e em destaque em competições nacionais,como a OBMEP. A Feira ressalta os esforços pedagógicos para quebra dos paradigmas relacionados à matemática, incentivando o encantamento e os interesses dos alunos”, pontuou a coordenadora de Matemática do Município, Liliam Behame.
A Feira de Matemática de Rio das Ostras será realizada no Núcleo de Gestão Pedagógica -Nugepe (Rua Santa Catarina, nº 155, Extensão do Bosque), das 9h às 17h. As exposições são abertas ao público e às comunidades escolares.
PREMIAÇÕES – Durante a Feira, os trabalhos são avaliados por um comitê, que julgará e classificará os projetos de acordo com a categoria na qual foram inscritos e dentro dos seguintes critérios: criatividade, inovação e relevância regional; método e metodologia utilizados para o levantamento dos dados e na condução da pesquisa; fundamentação científica do tema; capacidade do(s) autor(es) para comunicar o trabalho realizado e contribuição na solução do problema ou situação escolhida.
Os trabalhos destaques serão premiados com troféus e medalhas, além da seleção para participação na Fecti – Feira de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado do Rio de Janeiro.